Bênção e consagração dos bebés

Retomando a iniciativa de 2012, as paróquias sob responsabilidade dos sacerdotes missionários monfortinos celebraram a festa litúrgica da Apresentação do Senhor, no dia 2 de Fevereiro, com a bênção e consagração dos bebés e meninos de colo até aos 3 anos. A celebração foi na Eucaristia dominical, às 11h30 em Mira de Aire e São Bento, às 10h00 na Serra de Santo António e às 11h00 em Alvados.

Na igreja de Mira de Aire, participaram 14 bebés até aos 3 anos, com as suas famílias, assim como um grupo de crianças e adolescentes a solenizar a Missa, com o canto e instrumental. A bênção e consagração a Deus foi a seguir à homilia, com uma bela oração pelo padre Luís Silva. Uma mãe foi acender a vela de baptismo no Círio Pascal, tendo levado a luz a todos os pais, enquanto se cantava “A Tua ternura, Senhor, vem abraçar-me / E a Tua bondade infinita vem perdoar-me / Vou ser o Teu seguidor e dar-Te o meu coração / eu quero sentir o calor das Tuas mãos”. Depois, juntos, proferiram uma breve oração, confiando a Deus os seus filhos e dando graças pelo precioso dom da vida. Após a profissão de fé, fez-se a oração universal, invocando: “Senhor, guardai as nossas famílias na vossa paz”. Ao terminar a procissão ofertorial, foram proferidas palavras ao Senhor, através dos nossos dons, para uma vida plena de alegria, oração e paz. No momento a seguir à Comunhão, os pais fizeram em conjunto a oração à Senhora da Apresentação, invocando a protecção de Nossa Senhora para todas as crianças e suas famílias, ela que é modelo de mãe, da escuta, do acolhimento e da ternura. Foi, então, entregue um símbolo pelo pároco a cada família com os seus bebés e cantou-se “Mãe, olha para mim, guarda o meu Sim, neste novo dia / Como Tu, quero-me entregar, ensina-me a rezar: Avé Maria!”. No final da celebração, o celebrante lembrou que “a vida e presença de uma criança, hoje, é sempre sinal de esperança” e cantou-se “Deus é bonito”.

 

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.