Bênção dos bebés na Sé

A cerimónia de bênção e louvor reuniu, na Sé de Leiria, 42 crianças. O ato foi promovido em diversas paróquias que assim assinalaram a festa litúrgica da Apresentação do Senhor, uma das mais antigas festas da Igreja.

A festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo foi assinalada em diversas paróquias da diocese de Leiria-Fátima com a cerimónia da Bênção dos Bebés.

Na Sé, em Leiria, a cerimónia decorreu no passado dia 1 de fevereiro, pelas 15h00. À semelhança de Maria e José que, quarenta dias depois do nascimento de Jesus, levaram o Menino ao Templo, também vários pais levaram os seus filhos à Sé Catedral para os “apresentar ao Senhor”. Presidida pelo padre Miguel Sottomayor, a “cerimónia de bênção e louvor” foi descrita como um “ato de fé que celebra o dom da vida”.

“Este é um gesto de preparação espiritual para o dia em que estas crianças receberão o batismo”, disse o padre Miguel Sottomayor ao lembrar a importância deste sacramento e consequente “entrada na filiação divina”. O momento foi ainda oportuno para o sacerdote reforçar a responsabilidade dos pais para uma “educação na fé” e salientar a “ importância do testemunho dos pais na vida cristã”. “Se os vossos filhos crescerem a ver-vos rezar, também eles rezarão”, disse. “Se os vossos filhos crescerem com os pais na comunidade cristã, também eles serão membros ativos dessa comunidade”, reforçou.

“Abençoai Senhor estes bebés e que recebam a Vossa proteção”, pediu o sacerdotepara as 42 crianças vindas de diversas paróquias diocesanas.

 

Oração e convívio

O momento de graça e louvor terminou com uma oração e a consagração de todos os presentes a Nossa Senhora. Seguiu-se um convívio que juntou as crianças e os familiares presentes.

O episódio bíblico da Apresentação do Senhor é descrito por Lucas. No seu relato, explica que Maria e José levaram Jesus ao Templo de Jerusalém quarenta dias depois do seu nascimento com a intenção de completar o ritual de purificação de Maria e realizar o resgate do primogénito. Esta é uma das mais antigas festas da Igreja. Na Diocese de Leiria-Fátima o dia foi comummente celebrado com a Bênção dos Bebés.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.