Bênção do Pão nos Montes – Alpedriz

Desde tempos muito antigos, o povo dos Montes, paróquia de Alpedriz, mantém a prática de, no domingo de Pentecostes, invocar a bênção de Deus para o pão que levam à igreja e, assim, também para todos os frutos da terra e do trabalho humano.

Assim, no passado dia 15 de maio, foram muitas as pessoas que trouxeram pães em tabuleiros e cestos, belamente enfeitados com flores multicolores, e os colocaram junto do altar da Eucaristia.

No final da Missa, fez-se “a oração de Bênção pela qual bendizemos e agradecemos a Deus porque providencia tudo o que é bom e necessário para a vida e salvação dos seus filhos, confiamos-Lhe os pobres e indigentes e pedimos a graça de sabermos partilhar com justiça e caridade o que nos dá para que a ninguém falte o que é necessário para viver com dignidade”, resume o pároco, padre Virgílio Francisco. Depois, o pão foi distribuído por todos os presentes.

Também em Alpedriz e Martingança algumas pessoas trouxeram o pão para a Missa, “mas em número muito menos significativo”, refere o pároco, com o desafio a que “no próximo ano cresça em número de lugares e de participantes esta tão bela manifestação de reconhecimento e de gratidão a Deus que nos ama e cuida, não esquecendo o alimento da Eucaristia em que Jesus Cristo se torna presente no pão consagrado”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.