Bênção de novos enfermeiros

No passado sábado, dia 29 de julho, em ambiente de alegria, foram abençoados os novos enfermeiros, finalistas da turma 26 da Escola Superior de Saúde de Leiria.

A celebração, presidida pelo padre Pedro Viva, diretor do Centro de Apoio ao Ensino Superior (CAES), e animada pelos próprios finalistas, decorreu na Sé e contou com a presença de familiares e amigos. Nas palavras que lhes dirigiu na homilia, o sacerdote incentivou-os à esperança, ao respeito pela dignidade de cada pessoa, a fazer-se o bem onde ele deve ser feito.

A partir da parábola do Bom Samaritano, os novos enfermeiros foram convidados a aproximarem-se, com amor e dedicação, dos que mais sofrem, cuidando das suas feridas. Foi-lhes lembrado que na vida de um profissional de saúde os pequenos gestos são fundamentais. Como escreveu Florence Nightingale: “A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”.

Depois do momento de acção de graças, no qual se fez memória e se agradeceu o percurso feito, a ajuda de Deus e o apoio dos professores, colegas, familiares e amigos, procedeu-se à bênção na certeza de que, com a ajuda divina, estes novos enfermeiros serão o rosto amoroso de Deus junto de quem sofre.

Peregrinação Diocesana a Fátima
5 de Abril
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress