Bênção de novos enfermeiros

http://lefa.pt/?p=2628

No passado sábado, dia 29 de julho, em ambiente de alegria, foram abençoados os novos enfermeiros, finalistas da turma 26 da Escola Superior de Saúde de Leiria.

A celebração, presidida pelo padre Pedro Viva, diretor do Centro de Apoio ao Ensino Superior (CAES), e animada pelos próprios finalistas, decorreu na Sé e contou com a presença de familiares e amigos. Nas palavras que lhes dirigiu na homilia, o sacerdote incentivou-os à esperança, ao respeito pela dignidade de cada pessoa, a fazer-se o bem onde ele deve ser feito.

A partir da parábola do Bom Samaritano, os novos enfermeiros foram convidados a aproximarem-se, com amor e dedicação, dos que mais sofrem, cuidando das suas feridas. Foi-lhes lembrado que na vida de um profissional de saúde os pequenos gestos são fundamentais. Como escreveu Florence Nightingale: “A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”.

Depois do momento de acção de graças, no qual se fez memória e se agradeceu o percurso feito, a ajuda de Deus e o apoio dos professores, colegas, familiares e amigos, procedeu-se à bênção na certeza de que, com a ajuda divina, estes novos enfermeiros serão o rosto amoroso de Deus junto de quem sofre.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress