Nos passados sábados dias 20 e 27 de maio, realizaram-se na Sé de Leiria as bênçãos de finalistas do Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) e das escolas superiores que compõem o Instituto Politécnico de Leiria (IPL).
Milhares de pessoas, pais e amigos de algumas centenas de finalistas, vindos de todo o país, juntaram-se à festa, marcada pela emoção, gratidão e esperança.
O padre Pedro Viva, diretor do Centro de Apoio ao Ensino Superior (CAES) da Diocese de Leiria-Fátima, presidiu às celebrações, deixando um apelo à confiança no futuro e lembrando que “para vencer na vida, não vale tudo”, e é preciso “competência e ética”. O final de um curso superior é ocasião para “olhar para a frente”, mas é importante também “não esquecer o passado”.
A principal mensagem que o sacerdote deixou aos finalistas foi resumida numa citação da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Juventude deste ano: “Deus veio ampliar os horizontes da nossa vida, em todas as direções. Ele ajuda-nos a dar o devido valor ao passado, para melhor projetar um futuro de felicidade: mas isto só é possível, se se viverem experiências autênticas de amor, que se concretizam na descoberta da vocação do Senhor e na adesão a ela. E isto é a única coisa que nos torna verdadeiramente felizes”.