Beatos Francisco e Jacinta vão ser canonizados a 13 de maio

Os Beatos Francisco e Jacinta Marto vão ser canonizados no próximo dia 13 de maio, em Fátima, em celebração presidida pelo Papa Francisco, que estará em peregrinação ao Santuário de Fátima entre 12 e 13 de maio, nas celebrações do Centenário das Aparições. 

O anúncio foi feito esta manhã, em Roma, no Consistório Ordinário Público para o voto sobre algumas Causas de Canonizações. D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, reagiu com “indescritível alegria” à novidade.

“Este acontecimento é um grande dom para a nossa diocese de Leiria-Fátima, donde são originários os pastorinhos, como também para o Santuário de Fátima, para a Igreja em Portugal e para a Igreja universal, para todos os que reconhecem nos pastorinhos o exemplo luminoso de um caminho de santidade que, através do Imaculado Coração de Maria, nos conduz até Deus”, refere o Bispo diocesano, em comunicado, ao sublinhar o significado especial que tem a canonização dos Beatos em ano de celebração dos cem anos das Aparições.

“Com a peregrinação do Santo Padre a Fátima e a canonização dos Pastorinhos podemos dizer que a celebração do centenário atinge todo o seu esplendor”, escreve.

Já o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, fala de um sentimento de gratidão a Deus e ao Santo Padre, por ter tomado a decisão de canonizar os Pastorinhos no Santuário de Fátima.

“Que esta canonização tenha lugar em Fátima torna-a, para nós, muito especial: porque é este Santuário que custodia as suas relíquias; é neste Santuário que estão os seus tú- mulos; muito especial porque escolher Fátima para este ato solene da Igreja universal é reconhecer a importância mundial de Fátima e é igualmente reconhecer Fátima como verdadeira “escola de santidade”; por fim, muito especial porque a canonização dos dois mais jovens videntes de Fátima vem coroar a grande celebração do Centenário das Aparições”, lê-se na declaração do reitor do Santuário de Fátima, publicada esta manhã.

A notícia da canonização dos Pastorinhos surge um mês depois do Santo Padre ter aprovado o milagre necessário para a canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, videntes de Fátima.

 

Para conhecer mais sobre os Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto

Biografia de Francisco e Jacinta Marto

Biografia abreviada da causa de canonização

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.