Batalha: Orçamento participativo dá vitrais à igreja da Golpilheira

O projeto “Vitrais para Igreja de Nossa Senhora de Fátima” foi o grande vencedor do Orçamento Participativo da Batalha para este ano, ao receber 402 votos, num total de 825 participações registadas na plataforma, ficando o segundo classificado pelos 162 votos.

Esta foi uma das 24 propostas apresentadas em dezembro do ano passado e uma das 14 que foram aprovadas pela autarquia para passar à fase de votação, entre os dias 14 de março e 16 de abril. A vitória foi conseguida “graças à motivação da comunidade para uma campanha, sobretudo nas redes sociais, que conquistou o voto de muitos amigos espalhados pelo País e até pelo mundo, aos quais estamos muito agradecidos”, refere a Comissão da Igreja em declarações ao PRESENTE.

Recordamos que esta igreja, principal centro de culto da Comunidade Cristã da Golpilheira, na paróquia da Batalha, foi alvo de um profundo restauro, entre setembro de 2015 e maio de 2016, tendo sido então reinaugurada pelo Bispo diocesano. Um dos aspetos dignos de nota foi ter recebido como oferta o altar, a coluna da imagem de Nossa Senhora, as cadeiras do presbitério e outras peças litúrgicas retiradas da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, do Santuário de Fátima, também ela alvo de remodelação por essa altura.

Os 30 mil euros atribuídos pelo orçamento participativo da autarquia irão, agora, permitir avançar para a fase final da restauração. Fundamentando-se no enriquecimento patrimonial da freguesia e na sua valorização também a nível turístico, o projeto consiste na colocação de vitrais nos grandes vãos de entrada de luz que caracterizam esta igreja. Pretende-se essa luz seja filtrada sem grande diminuição de intensidade, de modo a conferir ao interior um ambiente luminoso, mas, ao mesmo tempo, propiciador de intimidade e religiosidade.

Para tal, a definição do plano iconográfico e escolha de materiais está já em estudo, por uma equipa que envolve a Comissão da Igreja local, os arquitetos que desenharam a obra e o Departamento Diocesano do Património Cultural.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.