A Comissão da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, da Comunidade Cristã da Golpilheira, paróquia da Batalha, decidiu este ano apresentar uma candidatura ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal, tendo em vista o financiamento da colocação de vitrais neste templo.
Trata-se da última fase prevista na obra da profunda restauração ali efetuada, inaugurada pelo Bispo diocesano em maio do ano passado. O elevado custo dos vitrais, investimento na ordem dos 50 mil euros, levou ao adiamento desta intervenção. A verba de 30 mil euros reservada ao Orçamento Participativo tornaria possível avançar e deixar a igreja tal como foi sonhada no projecto inicial. Além de ser uma valorização do património religioso local, a proposta visa a promoção do turismo concelhio, embelezando uma igreja que recebeu o altar e outras peças litúrgicas que serviram durante as últimas décadas na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima.
Para ganhar o “concurso”, é necessário que este seja o mais votado dos 14 projectos apresentados, pelo que a Comissão está a promover uma campanha de sensibilização a grande escala, pedindo a colaboração de toda a população e dos amigos de outras comunidades cristãs que possam ajudar a concretizar esse objetivo. Isto porque toda a gente poderá votar, mesmo quem não for deste concelho, ou mesmo do País, visando a participação de visitantes, turistas e quaisquer interessados.
A votação decorre até ao dia 16 de abril, na página do Orçamento Participativo. Ao fundo da proposta está o botão do voto, que aparece após o registo. Basta entrar, fazer o registo com o endereço pessoal de email ou conta de facebook e votar nesta proposta.