Batalha: Comunidade Cristã da Golpilheira celebrou Bodas de Ouro sacerdotais do padre João da Felícia

Há quatro anos que o padre João da Felícia não visitava a sua terra natal e sempre que o faz é motivo de festa para a Comunidade Cristã da Golpilheira, na paróquia da Batalha. Mas, desta vez, a festa foi especial, já que este missionário da Consolata está a comemorar os 50 anos de ordenação sacerdotal e o seu 80.º aniversário.

Assim, no passado dia 24, veio presidir à Missa dominical e foi acolhido por uma igreja cheia e feliz por receber este seu sacerdote. Com ele veio o padre Elísio Assunção, também da Consolata de Fátima, que foi ordenado na mesma Missa, em Dezembro de 1966, em Itália.

Na sua homilia, o padre João falou dos vários “brasis” no Brasil em que trabalha há algumas décadas, onde se cruzam os “muito ricos” com uma “classe média remediada”, uma larga maioria de “pobres” e uma franja considerável de “miseráveis” que nada têm, nem sequer a comida do dia-a-dia. Tem estado em Jaguari, uma paróquia com 75 comunidades e 50 km de extensão, onde o asfalto é uma miragem. No final de um dia pastoral, “são normais as dores nas costas”, mas sobretudo na alma, ao contactar com “um povo que vive em extrema pobreza, sem habitação condigna, sem materiais e até sem água potável”.

No almoço de convívio que se seguiu, com cerca de 180 familiares, amigos e conterrâneos, voltou a contar algumas histórias da sua vida missionária, onde se sente muito feliz por servir os mais pobres. Na ocasião, a Comunidade Cristã ofereceu-lhe três livros autografados por todos os presentes, um sobre a sua freguesia e outros sobre a Catedral de Leiria e a identidade desta região leiriense onde nasceu. Também a Junta de Freguesia lhe entregou um voto de louvor aprovado por unanimidade, em reconhecimento pela dedicação da sua vida e sinal do orgulho que esta terra tem em tê-lo como filho.

No final, foi anunciado que o valor do ofertório da Missa, cerca de 780 euros, bem como o lucro deste almoço, cerca de 1200 euros, lhe seriam oferecidos para ajuda à sua missão.

2017-09-26 golpilheira2

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.