No fim de semana de 17 e 18 de agosto, o lugar da Barrenta, da paróquias de Alvados, celebrou a festa em honra de Nossa Senhora de Fátima.
A aldeia que tem cerca de 38 habitantes e conhecida na nossa região pelo seu grupo de concertinas, por esta altura do ano recebe muitos emigrantes e amigos que também vêm até ao lugar para em conjunto louvarem a mãe do Céu. A missa foi presidida pelo bispo das forças armadas e de segurança, D. Rui Valério, a convite do pároco, padre Luís Ferreira. Este ato representou para a comunidade um enorme motivo de orgulho e alegria, esperando que, num futuro próximo, “possamos ter D. António Marto em visita à nossa comunidade”, de acordo com o desejo de um dos organizadores.
A festa começou no sábado com alguns jogos tradicionais. No domingo, o dia começou com a Missa na capela. D. Rui Valério felicitou a comunidade pelos 20 anos de festa em Honra de Nossa Senhora. Na sua homilia afirmou que a “Mãe do céu ensina cada um a ter fé” e deu exemplos dessa mesma fé em situações extremas vividas e presenciadas pelas forças armadas e de segurança em missões.
A procissão pelas ruas da aldeia é um “sinal que Nossa Senhora quer estar com cada um diariamente, nas pequenas situações da vida, e nos grandes momentos”. “Mas há uma diferença, hoje fomos nós que carregamos Nossa Senhora no seu andor, ao longo do ano é Nossa Senhora que nos carrega pelas estradas e pelos caminhos da vida”, acrescentou o Bispo e relembrou o pedido deixado na Cova da Iria, a oração do terço diariamente, que “não é só uma oração que aproxima os homens entre si, é também um caminho para a paz”.