Barrenta celebrou Nossa Senhora e contou com a presença do Bispo das Forças Armadas

No fim de semana de 17 e 18 de agosto, o lugar da Barrenta, da paróquias de Alvados, celebrou a festa em honra de Nossa Senhora de Fátima.

A aldeia que tem cerca de 38 habitantes e conhecida na nossa região pelo seu grupo de concertinas, por esta altura do ano recebe muitos emigrantes e amigos que também vêm até ao lugar para em conjunto louvarem a mãe do Céu. A  missa foi presidida pelo bispo das forças armadas e de segurança, D. Rui Valério, a convite do pároco, padre Luís Ferreira. Este ato representou para a comunidade um enorme motivo de orgulho e alegria, esperando que, num futuro próximo, “possamos ter D. António Marto em visita à nossa comunidade”, de acordo com o desejo de um dos organizadores. 

A festa começou no sábado com alguns jogos tradicionais. No domingo, o dia começou com a Missa na capela. D. Rui Valério felicitou a comunidade pelos 20 anos de festa em Honra de Nossa Senhora. Na sua homilia afirmou que a “Mãe do céu ensina cada um a ter fé” e deu exemplos  dessa mesma fé em situações extremas vividas e presenciadas pelas forças armadas e de segurança em missões. 

A procissão pelas ruas da aldeia é um “sinal que Nossa Senhora quer estar com cada um diariamente, nas pequenas situações da vida, e nos grandes momentos”. “Mas há uma diferença, hoje fomos nós que carregamos Nossa Senhora no seu andor, ao longo do ano é Nossa Senhora que nos carrega pelas estradas e pelos caminhos da vida”, acrescentou o Bispo e relembrou o pedido deixado na Cova da Iria, a oração do terço diariamente, que “não é só uma oração que aproxima os homens entre si, é também um caminho para a paz”. 

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.