No domingo 21 de maio, celebrou-se a bênção dos bebés na paróquia da Barreira.
À semelhança de Maria e José, na apresentação do Menino Jesus no templo, os pais trouxeram os seus bebés para os apresentarem a Deus e pedirem- Lhe que os abençoe, os proteja e os ajude, seguindo o seu exemplo, a crescer em idade, graça e sabedoria.
Esta bênção dos bebés, no final da Semana da Vida, pretendeu ser também expressão de gratidão e de louvor, de consagração e oferta. Cada criança é sempre um dom de Deus aos pais, à família e à própria comunidade. Assim, em comunidade louvámos a Deus por esse dom maravilhoso de cada criança e da vida.
Momentos antes da bênção, foi entregue aos pais uma vela, símbolo da luz de Cristo Salvador, tornando como que mágica esta ocasião, entre os sorrisos, o palrar, algum choro e o espanto no olhar dos pequenitos. Aos pais e educadores destes bebés foi feito o desafio de zelarem, com o seu exemplo e apoio, pelo crescimento daquela luz.
Neste ano tão especial de Maria, foi feita também, pelas famílias, a Consagração a Nossa Senhora, pedindo-lhe que proteja os seus lares e as ajude a serem famílias mais unidas e comprometidas na Fé.
No final da celebração, foi entregue a cada criança um pequeno Anjo da Guarda, com a respetiva oração, sendo as famílias incitadas a rezá-la todos os dias com os seus filhos.
A cerimónia foi organizada pela Equipa Pastoral da Família e presidida pelo pároco, padre Augusto Gonçalves.
Equipa Paroquial de Pastoral Familiar