Barosa: Festa com o antigo pároco

A paróquia da Barosa festejou São Mateus, no passado fim de semana, num evento que juntou milhares de pessoas e envolveu toda a comunidade na preparação e dinamização.

Do programa religioso, destacou-se a procissão de velas na quinta-feira e a Missa e procissão no domingo, presidida pelo padre António Ramos, que foi aqui pároco entre 1973 e 1985. “A comunidade quis convidar o padre Ramos para presidir à Missa da festa do padroeiro, ainda na sequência da celebração dos seus 50 anos de sacerdócio, como forma de o felicitar e agradecer a sua dedicação à Barosa durante 12 anos”, refere o atual pároco, padre André Batista, em nota enviada ao PRESENTE.

Na celebração, o padre Ramos “alegrou-se por constatar a vitalidade da paróquia” e recordou que “quando entrou na paróquia, em 1973, apenas comungaram 3 pessoas na Missa”. Recordou os momentos difíceis passados por altura do 25 de abril de 1974 e a prioridade que deu à organização da catequese e formação de catequistas.

Nesta ocasião festiva, “dois membros da comunidade que à altura colaboraram de perto com o padre Ramos ofereceram-lhe uma simples lembrança, destacando ainda a obra das salas de catequese de que foi grande impulsionador”. Segundo padre André, “foi um momento de grande emoção pelo reencontro de pessoas, que proporcionou a partilha de vivências e amizades que o tempo foi mantendo”.

Outra presença importante para a comunidade foi a da D. Angelina, figura marcante da comunidade cristã da Barosa como catequista, zeladora da igreja e grande colaboradora nos mais variados âmbitos. A sua presença, “sempre que a saúde o permite, contagia toda a assembleia com a sua simpatia e afabilidade”, refere o sítio da paróquia.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.