Na paróquia da Bajouca, a construção do presépio é uma tradição mantida há mais de 40 anos pelos grupos de jovens e, nos últimos anos, pelas crianças e adolescentes da catequese.
A construção do presépio é das tradições que melhor nos lembra o nascimento de Jesus em Belém. Desde o primeiro idealizado por S. Francisco de Assis, muita tem sido a criatividade para recriar a beleza da gruta de Belém com as figuras da Sagrada Família e as outras figuras que, pouco a pouco, se lhes foram associando.
As imagens abaixo são uma pequena amostra da criatividade com que as crianças e jovens, cada um à sua maneira, imaginaram o presépio e o nascimento de Jesus. Na igreja, estão expostos 35 destes presépios feitos pelas crianças e adolescentes da catequese e o presépio construído pelos jovens do 10.º ano.
Na paróquia, pode ainda visitar-se um presépio feito por Manuel Jerónimo, no lugar dos Salgueiros, e ainda outro no lugar da Bouça de Cá.
A última sugestão é a mais visível a todos, no adro da igreja paroquial, o presépio feito pelos jovens da paróquia (foto acima).
Arménio Pedrosa (C.)