Bajouca: Missa com os jovens universitários

No passado dia 26 de novembro, cerca de duas dezenas e meia de estudantes universitários da paróquia da Bajouca participaram de forma especial, como grupo, na Eucaristia dominical.

Realizado já há alguns anos, este é um “acontecimento enriquecedor a nível humano, espiritual e religioso”, refere o pároco, padre Davide Gonçalves, sublinhando que se trata de “uma iniciativa singular e inserida no dinamismo da nova evangelização”. É também uma forma de a comunidade acompanhar e rezar com e pelos seus estudantes, além de uma prova de que “os jovens também estão abertos à espiritualidade e valorizam as experiências religiosas”.

Na homilia da celebração, o padre Davide desafiou os jovens “a serem iguais aos outros jovens e diferentes dos outros”. Aproveitando este tempo de Advento para uma atitude vigilante, “os jovens não podem viver alheados, nem alienados, não podem estar adormecidos e descomprometidos, não devem cair na indiferença, passividade e comodismo”. Apontando alguns exemplos concretos, defendeu que “os jovens cristãos universitários dizem não às praxes humilhantes e dizem sim às praxes solidárias, como fizeram alguns, indo apanhar batatas para dar a instituições sociais”. Devem, também, “utilizar bem a internet, aproveitando para refletir e rezar, usando ferramentas como o “click-to-pray” e o “passo-a-rezar”. Desafiando os estudantes a seguirem os passos do jovem universitário Frederico Ozan, fundador da Conferência de São Vicente de Paulo, o pároco afirmou que “o mundo precisa do entusiasmo juvenil, do entusiasmo pelos valores do Evangelho”.

Em nota enviada ao PRESENTE, o pároco incluiu três testemunhos de participantes nesta celebração, que partilhamos com os leitores:

“O encontro é uma forma de todos os universitários da Bajouca não perderem ligação e partilharem as diferentes experiências. Este encontro também é útil para partilhar bons momentos, relembrando a religião cristã que nos foi incutida desde pequenos.” – Suzi Marques

“Acho que esta iniciativa é uma boa maneira de integrar os jovens estudantes na vida cristã da comunidade e uma oportunidade para os estudantes que normalmente estão em partes diferentes do País se juntarem e conviverem. Acho que esta atividade devia ser preservada.” – Beatriz Pedrosa

“A Missa e o encontro dos universitários que tem sido feita ao longo dos últimos anos é uma excelente forma de nós, estudantes, partilharmos momentos uns com os outros, tendo também como foco a nossa fé.” – Ana Domingues

 

45 anos da freguesia

No sábado 17 de dezembro, a freguesia da Bajouca comemora os 45 anos da sua criação, festa a que se associa a paróquia. O programa começa com a Missa, às 17h30, seguindo-se uma tarde cultural, no salão paroquial, com música, animação variada e a apresentação do livro “Bajouca, uma freguesia com história”. Terminará com lanche tradicional e bolo de aniversário para todos os presentes.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.