Bajouca e Carnide recebem em festa o novo pároco

No domingo, dia 25 de Setembro, as paróquias da Bajouca e de Carnide receberam em festa o seu novo pároco, P. Davide Gonçalves.

Na Bajouca, da parte da manhã, o acolhimento foi feito no exterior da igreja, pelos escuteiros, acólitos, Junta de Freguesia, outros sacerdotes presentes e pela Filarmónica de S. Aleixo, que brindou o novo pároco com dois números musicais.

Seguiu-se a celebração com a igreja repleta de fiéis, quer desta paróquia quer da dos Pousos, onde o P. Davide serviu durante vários anos. A celebração, foi animada pelo coro da paróquia e o grupo “Luz sem tempo”.

No momento próprio, o novo pároco fez o seu juramento e recebeu de um dos elementos do Conselho Económico, as chaves da igreja e da residência paroquial.

No final da celebração, foi feito um agradecimento público aos padres Melquíades e José Batista, que no último ano assumiram a responsabilidade da paróquia. Aos dois, foi oferecida uma cântara, peça característica da louça regional da Bajouca: “Uma cântara que leva água, símbolo da sede de Deus, que semana a semana nos foram saciando”.

Houve ainda referência ao anterior pároco, P. Abel, que “deixa nesta paróquia um testemunho de humildade, generosidade e empenhamento nas causas da Igreja”.

As boas vindas, foram dadas pelo elemento mais velho do Conselho Pastoral, Raul Cabecinhas: “Seja bem vindo à paróquia da Bajouca, aqui no extremo norte do concelho e diocese de Leiria-Fátima…Queremos recebe-lo como: Amigo, Pastor e Irmão”.

A Junta de Freguesia ofereceu simbolicamente um cabaz com produtos da terra e as associações, um outro com recordações de cada uma.

Além dos mencionados, estiveram também presentes o P. Jorge Guarda, Vigário Geral da Diocese, e o P. Soares, dos Missionários do verbo Divino, em representação dos sacerdotes naturais da paróquia.

No final da Celebração, houve convívio e partilha. No olival em frente à igreja, foi servida uma monumental feijoada, em que participaram cerca de 600 pessoas, tendo P. Davide, oportunidade de ir passando pelas mesas e cumprimentar muitos dos seus novos paroquianos.

Na paróquia de Carnide, o novo pároco foi igualmente recebido e saudado no adro da igreja pela orquestra S. Elias, os escuteiros e outros membros da comunidade paroquial. Os fiéis encheram o templo e vários sacerdotes estiveram presentes. Os atos de compromisso foram semelhantes aos da Bajouca. No final, houve também convívio, no salão paroquial, tendo o padre Davide cumprimentado as pessoas e agradecido a forma calorosa do acolhimento.

 

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.