De 14 a 18 de agosto a paróquia da Bajouca, viveu as suas festas anuais em honra de Stº Aleixo. Foram cinco dias intensos de celebrações convívio e partilha.
As celebrações de cada dia foram assumidas por alguns dos sacerdotes naturais da paróquia, pelo pároco e pelo padre Fernando Carvalho, das paróquias vizinhas da Ilha, Guia e Mata Mourisca, que num gesto muito bonito quis atravessar a fronteira física de uma diocese e celebrar connosco. Há mais de 40 anos que um pároco destas freguesias vizinhas que pertencem à diocese de Coimbra, não celebrava na nossa igreja.
Além das intenções de cada dia, uma intenção comum foi o padre Soares, que nos deixou no dia 29 de julho. Como disse o padre Carlos Cabecinhas na missa que presidiu: “O ausente mais presente nas nossas festas deste ano”.
O convívio e a partilha foram uma constante, tanto à volta dos tradicionais andores como nas enormes filas para o restaurante onde esse convívio se tornou ainda mais realidade à volta de uma mesa onde famílias inteiras se reúnem nesta altura.
A animação esteve à altura para todos os gostos. Destaque para a noite do dia 15, onde a fadista Cristina Maria, filha da terra, brindou com um espetáculo de fado fazendo-se acompanhar para além dos seus músicos com o grupo “Toc’Andar”.
Cerca de 300 pessoas estiveram diretamente envolvidas em toa a organização. Para o ano, celebram-se os 50 anos das Festas de Stº Aleixo.