Os nossos presépios
Mais uma vez este ano a paróquia da Bajouca, esmerou-se para assinalar com dignidade esta quadra tão bonita sempre representada com o presépio.
Com mais ou menos figuras, é sempre um espaço de ternura e contemplação para parar, fazer silêncio e rezar.
O tradicional presépio do adro da igreja, que tinha “caído” um bocadinho nos últimos anos nasceu mais uma vez este ano, bonito, simples e acolhedor graças ao empenhamento de um grupo de pessoas de todas as idades a que se juntou o padre João e que, durante mais de um mês, deram o seu melhor por esta obra.
Os presépios da catequese
A exemplo dos anos anteriores, o secretariado da catequese convidou todos os catequizandos e suas famílias, a construir o seu presépio, para expor na nossa Igreja durante a quadra do Natal.
O desafio era: “presépios com as mesmas dimensões, podendo utilizar todos os tipos de materiais que desejarem, e composto pelo número de figuras que pretenderem, incluindo sempre as três principais: Maria, José e o Menino Jesus”.
E aí estão 50 Presépios… qual deles mais bonito e original… nenhum igual mas todos com esta mensagem de Paz e de Esperança que é sempre o Natal.
Construídos nos mais variados materiais desde madeira, cortiça material reciclado ou elementos da natureza estão de parabéns todas as crianças e adolescentes que participaram, os catequistas, as famílias que incentivaram e ajudaram na construção destas “maravilhas”.
O Presépio da igreja
O Presépio da igreja foi construído pelos jovens do 10º ano da catequese. Uma cabana construída com matérias típicos da nossa região que abriga as principais figuras.
O telhado feito com telhas antigas, tem 31 telhas preparadas pelos 28 jovens e os catequistas. Cada jovem decorou a sua telha e colocou o nome. Assim o telhado que cobre o Deus menino, tem a mão e a dedicação destes jovens.
Os presépios estão expostos na igreja paroquial da Bajouca, até ao dia 12 de janeiro.