A freguesia da Bajouca, assinala no próximo dia 17 de dezembro, 50 anos da sua criação.
A Freguesia da Bajouca foi criada no dia 17 de dezembro de 1971, pelo Decreto-Lei n.º 559/71, que: “Cria no concelho de Leiria a freguesia de Bajouca, com sede na povoação do mesmo nome”.
A paróquia foi criada dois meses depois, a 2 de fevereiro de 1972, pelo então Bispo de Leiria, D. João Pereira Venâncio, que a criou sob a designação de “Paróquia de Santo Aleixo, da Bajouca, sob o patrocínio de Nossa Senhora da Piedade, devoção muito antiga nesta terra”.
As comemorações para assinalar estes 50 anos de freguesia e paróquia estavam previstas para arrancar há um ano, mas, a pandemia obrigou a adiar tudo.
As comemorações terão início no dia 17 de dezembro de 2021 e vão decorrer até 5 de fevereiro de 2023.
A partir do lema escolhido: “Meio Século a Construir o Futuro”, estão já a ser preparadas várias atividades que ao longo destes meses pretendem mobilizar os Bajouquenses para uma freguesia cada mais unida e dinâmica.
Para os dias 17 e 18 de dezembro está previsto um programa que pretende lembrar e homenagear todos os que nestes 50 anos deram o seu melhor pela Bajouca.
Dia 17 – Sexta feira
8h00 – Alvorada de foguetes, recordando o que aconteceu no dia 17 de dezembro de 1971. Lançamento nas redes sociais da freguesia da evocação histórica dos 50 anos da freguesia que se assinalam neste dia.
Dia 18 – Sábado
17h30 – Receção às autoridades convidadas no adro da igreja.
18h00 – Missa de ação de graças pelos 50 anos da Freguesia e por todos os que já partiram e deram o seu melhor por esta comunidade, presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, cardeal António Marto.
19h00 – Sessão solene na Igreja, para homenagear os presidentes da junta e equipas dos últimos 50 anos. Evocação histórica da criação da freguesia, lembrando os presidentes da Junta e respetivas equipas. Momento musical pela “Orquestra Filarmónica de Stº Aleixo”. Entrega de lembranças aos homenageados. Lançamento das atividades comemorativas dos 50 anos de freguesia e paróquia.