Bajouca: 45 anos de caminhada

Cerca de um mês e meio depois de ser feita freguesia civil, a paróquia da Bajouca foi criada, por provisão do bispo de Leiria D. João Pereira Venâncio, a 2 de fevereiro de 1972, dia de Nossa Senhora das Candeias.

Recebeu a designação de “Freguesia de Santo Aleixo da Bajouca” e como padroeira Nossa Senhora da Piedade, cuja devoção era ali muito antiga. Neste 45.º aniversário, recordamos um pouco da sua história.

O primeiro pároco foi o padre Elias Ferreira da Costa, que, com um grupo de cristãos empenhados, começou a construir as bases da organização da comunidade cristã e deu os primeiros passos para o projeto da igreja paroquial. Visitou também a numerosa comunidade emigrante da Bajouca na França e na Alemanha e fundou o jornal “O Elo”, que se publicou sem interrupções durante 12 anos.

Em 1973, veio como pároco o padre Manuel Duarte Lopes da Silva, que continuou esse trabalho e viria a iniciar a obra da igreja, em Maio de 1977.

Em 1982, sucede-lhe o padre Virgílio Crespo, assumindo a missão de concluir as obras da igreja e consolidar a comunidade, algo perturbada nos dois anos anteriores. Será a 20 de maio de 1984 que a Bajouca vive um dos dias mais importantes da sua história, com a inauguração de três obras muito importantes: a igreja, a sede da junta e o infantário.

Em dezembro de 1997, entra na paróquia o padre Abel Santos, que durante 18 anos deu o seu melhor por esta comunidade e a ajudou a crescer como comunidade unida e de fé, enquanto a saúde o permitiu, até junho de 2015.

Durante cerca de um ano, a paróquia foi administrada pelo padre José Batista, pároco do Souto da Carpalhosa, até que, em setembro de 2016, foi nomeado pároco o padre Davide Gonçalves.

Em jeito de homenagem, mostramos um quadro com as fotos dos sacerdotes que serviram esta comunidade, que com altos e baixos tem tentado caminhar na construção de uma Igreja mais viva e mais aberta.

Arménio Pedrosa (colaboração)

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.