Baden-Powell, o visionário que revolucionou as vidas de milhões de jovens em todo o mundo

A OMME está a acompanhar as notícias da possível remoção da estátua de Lord Robert Baden-Powell, de Poole Quay em Dorset, Reino Unido.

A Federação Escutista de Portugal (FEP), composta pelas duas associações escutistas do nosso país – Corpo Nacional de Escutas e Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) unem-se em solidariedade com os nossos irmãos escutas do Reino Unido, na preservação da memória do nosso Fundador – Robert Baden-Powell – honrando o legado que ele nos deixou.
Desta forma, e porque todos os escuteiros são irmãos e iguais entre si, partilhamos o comunicado da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) sobre esta questão.

“A OMME está a acompanhar as notícias da possível remoção da estátua de Lord Robert Baden-Powell, de Poole Quay em Dorset, Reino Unido. The Scout Association, organização membro da OMME no Reino Unido, encontra-se a discutir o assunto com o conselho da cidade local.

Como fundador do Movimento Escutista Mundial, Baden-Powell, nascido em 1857, inspirou a criação de um movimento que cresce há mais de 113 anos que capacita centenas de milhões de jovens em todo o mundo. Baden-Powell viveu numa era diferente e dentro de realidades diferentes. Hoje, o Movimento que ele fundou inclui mais de 54 milhões de escuteiros em 224 países e territórios, promovendo a tolerância e solidariedade em todo o mundo.

O Escutismo oferece um ambiente inclusivo para reunir jovens de todas as raças, culturas e religiões e cria oportunidades de diálogo sobre como promover a paz, a justiça e a igualdade.

O Movimento que foi fundado em 1907 na Ilha Brownsea, destaca-se pela promoção da diversidade e inclusão, que são os pilares dos valores escutistas, enquanto denuncia todas as formas de racismo, discriminação, desigualdade e injustiça.

A OMME continuará a trabalhar em estreita colaboração com a Associação Escutista do Reino Unido, reconhecendo o valor histórico e o simbolismo que os Escuteiros de todo o mundo atribuem ao local de nascimento do Movimento Escutista.”

Em Portugal, as duas associações têm um efetivo de mais de 75.000 elementos, contribuindo para a formação integral da juventude e procurando fazer destas crianças e jovens adultos honrados, cooperativos e com valores para serem cidadãos que contribuem para uma sociedade melhor e mais interventiva.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.