Realizou-se no passado dia 26 de fevereiro, no auditório paroquial de Santa Eufémia, a Assembleia Vicarial dos Milagres sobre o tema Maria Mãe de Ternura e de Misericórdia, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
Num salão repleto, com mais de 300 pessoas, a assembleia foi acolhida pelo padre Filipe Lopes, vigário dos Milagres. Seguiu-se um momento de oração com a encenação da Anunciação do Anjo a Nossa Senhora pelos pais da catequese familiar de Santa Eufémia e o seu pároco. As crianças completaram este momento com um cântico a Maria.
Foram apresentadas pelo padre Nuno Gil as várias devoções da piedade mariana da vigararia, com a projeção das invocações com que Nossa Senhora é venerada nas igrejas das várias paróquias. Nesta sequência, foi apresentada pelos jovens do 8.º ano e seu animador, Paulo Antunes, uma pantomima em luz negra sobre a perceção de que Maria já estava pensada desde sempre por Deus, segundo o Apocalipse de S. João. Representou-se Maria como a nova Eva; Maria no presépio; Maria na Crucificação e as várias devoções marianas ao longo da história, com especial relevo para Nossa Senhora de Fátima.
D. António Marto fez, de seguida, uma meditação sobre a importância de Maria na história da salvação e no plano de Deus, numa perspetiva teológica e com uma linguagem simples e compreensível, no sentido de educar para a verdadeira devoção mariana.
Os grupos corais da vigararia, com o auxílio de alguns músicos das cinco filarmónicas desta zona pastoral, regidos pelo maestro Jorge Dias, cantaram quatro belíssimas músicas marianas que elevaram todo o auditório.
O casal Maria do Carmo e Rafael Antunes deram o seu testemunho da vivência da oração mariana na sua família, realçando a importância de transmitir aos filhos o legado de oração que receberam dos seus pais.
Após o ato de entrega a Maria, os presentes confraternizaram com um pequeno lanche.
Próximo encontro
Vigararia de Monte Real
Sexta-feira, 11 de março de 2016, 21h00
Pavilhão Desportivo do Souto da Carpalhosa