Assembleia deu início à celebração do centenário da restauração da Diocese

A Sé de Leiria encheu-se de fiéis diocesanos para a assembleia que inaugurou o ano pastoral que terá como tema “Leiria-Fátima em festa: centenário da restauração da Diocese (1918-2018)”. Durante o encontro, olhou-se para o passado, perspetivou-se o futuro e celebrou-se uma Diocese viva.

2017-10-11 Assembleia Diocesana pan

Mais de meio milhar de fiéis participou na assembleia diocesana, na Catedral, no passado domingo, 8 de outubro, que marcou o início do ano jubilar do centenário da restauração da Diocese.

D. António Marto, que presidiu ao encontro, apresentou a carta pastoral “A Alegria de ser Igreja em Missão” e parte do programa celebrativo. A oportunidade serviu ainda para conhecer mais aprofundadamente o percurso histórico dos últimos 100 anos, numa intervenção da autoria de Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Património Cultural diocesano.

Na primeira intervenção da tarde, Marco Daniel Duarte traçou um percurso evocativo da história da Diocese, sob o tema “Leiria-Fátima: sempre antiga e sempre nova”. Na apresentação, o historiador e diretor do Departamento de Património Cultural diocesano deu a conhecer alguns dados novos, lembrando datas e cenários do passado.

De seguida, D. António Marto apresentou a carta pastoral “A Alegria de ser Igreja em Missão”. Falou da importância de fazer memória do passado da Diocese, de manifestar gratidão a Deus pelo percurso histórico desta Igreja particular, e de se virar para o futuro, com empenho e criatividade na missão. Neste sentido, reforçou a importância dos três verbos-chave do pontificado do Papa Francisco, que o Bispo diocesano evidencia na terceira parte da mensagem episcopal: sair, escutar e festejar. Sobre o último verbo, destacou a Festa da Fé, que decorrerá entre 15 e 17 de junho de 2018, na qual se pretende que a celebração do centenário culmine. D. António Marto anunciou ainda parte do programa celebrativo.

2017-10-11 Assembleia Diocesana icones

Na segunda parte do encontro, decorreu uma celebração evocativa da Igreja diocesana, onde foram expostos ícones do padroeiros da Diocese – Nossa Senhora de Fátima e Santo Agostinho –, e durante a qual houve um breve momento de adoração Eucarística.

No final da celebração, concretizando o apelo de uma “Igreja em saída”, D. António Marto fez o enviou missionário de três leigos do grupo Ondjoyetu, que partirão para o Gungo, Angola a 18 deste mês. A cada um, o Bispo entrega a cruz missionária e um abraço, em sinal da união dos que partem com todos os diocesanos que com eles partilham a vocação de evangelizar.  

2017-10-11 Assembleia Diocesana missao

 

►Os enviados para uma missão de seis meses são Andreia Pereira, de 24 anos, da paróquia de Turquel (Alcobaça) e João Antunes, de 70 anos, da paróquia dos Marrazes. Para uma missão de um ano seguirá Nuno Vale, de 29 anos, da paróquia da Vieira de Leiria.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.