Realizou-se, no dia 27 de setembro, na Maceira, a assembleia diocesana de acólitos.
A acompanhar os 134 acólitos que marcaram presença no encontro, estiveram os respetivos responsáveis paroquiais.
Na receção, os participantes foram acolhidos pelas palavras do padre Marcelo Moraes, pároco da Maceira e ouviram testemunhos de responsáveis na Diocese. Joaquim Carrasqueiro, delegado diocesano junto do serviço nacional de acólitos, falou da sua participação de quase 25 anos na dinamização e formação do serviço de acolitado. Agostinho, responsável paroquial dos acólitos na Maceira falou da sua dedicação e da envolvência da família nesta missão eclesial, dando o exemplo dos filhos, que já são acólitos na paróquia.
A celebração eucarística, presidida pelo padre Vítor Coutinho, chefe do gabinete episcopal, realizou-se num pavilhão ao lado da Igreja matriz e contou com a participação do coro paroquial da Maceira. Seguiu-se um almoço partilhado e um momento de convívio. Durante a tarde, os participantes foram divididos em equipas e tiveram oportunidade de conhecer a localidade que os recebera, através de uma atividade dinamizada pelo grupo de acólitos da casa. Os responsáveis dos grupos presentes aproveitaram a ocasião para delinear o calendário do próximo ano.
A assembleia terminou com um momento de “gratidão por mais um dia de convívio”, realizado na igreja da Maceira, após o qual se realizou um lanche, onde foram relembrados os encontros anteriores, através de uma apresentação de fotos.