Arvo Pärt compõe música dedicada aos Pastorinhos

Uma das novidades publicadas no 2.º número da “Fátima XXI – Revista Cultural do Santuário de Fátima”, deste mês de outubro, é o manuscrito de uma peça musical de Arvo Pärt dedicada aos Pastorinhos de Fátima.

Segundo nota do Santuário, foi uma “surpresa” apresentada pelo conceituado compositor estoniano, em resposta ao convite para escrever para a revista um testemunho da visita que fez a Fátima em maio de 2012.

Trata-se de uma breve peça para coro misto “a cappella” composta sobre um versículo do salmo 8, com o título “Drei Hirtenkinder aus Fatima” (Os Três Pastorinhos de Fátima). Datada de 19 de maio de 2014, será apresentada em concerto a 20 de fevereiro de 2015, na Sé de Lisboa, no âmbito do programa comemorativo do centenário das aparições.

O produtor musical do Centenário, Manuel Lourenço Silva, refere que, assim, “o nome de Fátima ficará registado no catálogo de obras de um dos maiores compositores de sempre”, revelando também “a importância das vozes das crianças enquanto mensageiras” e como “Arvo Pärt se sentiu tocado pela espiritualidade e pela mensagem de Fátima”. A peça é representativa do seu estilo “Holy Minimalism”, profundamente espiritual, que “alterna melodias simples, quase infantis, com harmonias ricas e coloridas bem como explosões sonoras com profundos silêncios”.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente