Apresentação da proposta das catequeses do Papa Francisco sobre a Eucaristia

Estas catequeses podem constituir uma boa experiência de catequese em grupo: para catequistas, pais e famílias, grupo coral, acólitos e outros ministros que prestam serviço na liturgia eucarística. Também os movimentos e outros grupos eclesiais podem fazer frutuosamente este percurso de reiniciação eucarística.

Um precioso subsídio para uma iniciação eucarística

Apresentação da proposta das catequeses do Papa Francisco sobre a Eucaristia

O Papa Francisco dedicou as catequeses das audiências gerais das quartas-feiras, entre 8 de novembro de 2017 e 4 de abril de 2018, à celebração da Eucaristia. Fê-lo com o objetivo de nos ajudar a “compreender bem o valor e o significado da Santa Missa, a fim de viver cada vez mais plenamente a nossa relação com Deus”. 

As 15 catequeses começam com um olhar global sobre a Missa e o porquê de nela participar aos domingos; depois, abordam os vários momentos da celebração, desde a entrada e a saudação inicial à liturgia da Palavra e Eucarística, a comunhão, concluindo com a bênção e a despedida. São por isso um instrumento precioso para uma iniciação catequética e espiritual que pode favorecer uma participação mais intensa e proveitosa. Ajuda a concretizar as instruções que dei na carta pastoral “A Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e os irmãos”, de 28 de agosto de 2020.

No âmbito do triénio da Diocese sobre a Eucaristia, o padre José Henrique Domingues Pedrosa, diretor do Serviço Diocesano da Catequese, pegou nas catequeses, deu-lhes um enquadramento pedagógico e enriqueceu a proposta com textos da Palavra de Deus, cânticos, orações e indicações para que as mesmas possam ser vividas como um percurso em grupo. Agradecemos-lhe este bom e belo serviço.

São essas catequeses assim trabalhadas que enviamos aos pastores e animadores das comunidades cristãs, paroquiais ou de vida consagrada, e também aos movimentos, grupos cristãos e até às famílias. Este subsídio será também publicado no site da Diocese, para que um maior número de pessoas e de iniciativas dele tirem proveito.

Sem prejuízo do entendimento dos animadores e das suas iniciativas, estas catequeses podem constituir uma boa experiência de catequese em grupo: para catequistas, pais e famílias, grupo coral, acólitos e outros ministros que prestam serviço na liturgia eucarística. Também os movimentos e outros grupos eclesiais podem fazer frutuosamente este percurso de reiniciação eucarística.

Espero o melhor acolhimento e utilização destas catequeses, para que façamos verdadeiramente da Eucaristia o ato celebrativo que nos leva ao encontro e à comunhão com o Senhor Jesus ressuscitado e nele também com os nossos irmãos na fé. E que esse encontro frutifique numa vida cristã de empenho, fermento, testemunho e irradiação do Evangelho no mundo.

Leiria, 8 de setembro de 2021, festa da natividade da Virgem Maria.

† Cardeal António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

Mensagem
http://l-f.pt/OwbH

15 esquemas de catequese:
http://l-f.pt/9wvk

Apresentação do D. António Marto:
http://l-f.pt/OwbH

Texto integral das catequese do Papa:
http://l-f.pt/zwxB

Vídeo das audiências do Papa:
http://l-f.pt/awcR

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.