Após 13 edições do Curso da Mensagem de Fátima, estudo e aprofundamento irão continuar

Cerca de 520 pessoas participaram na 13.ª e última sessão do Curso sobre a Mensagem de Fátima, no Centro Pastoral de Paulo VI, nos dias 27 a 28 de outubro.

A orientadora deste curso foi a irmã Ângela Coelho, religiosa da Aliança de Santa Maria e ex-postuladora da Causa de Canonização dos agora santos Francisco e Jacinta Marto, que faz “um balanço muito positivo”. Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, sublinha o esforço da instituição, através destes cursos e de outras iniciativas, “para que o maior número possível de peregrinos possa aprofundar o conteúdo da Mensagem de Fátima”. Usando as palavras de um dos pedidos feito por Nossa Senhora aos Pastorinhos, em junho de 1917, refere que o elevado número de pessoas que frequentaram o curso procuraram “aprender a ler” nas circunstâncias pessoais e sociais os modos concretos de a pôr em prática.

Nesta linha, após o encerramento das celebrações do Centenário das Aparições, “o estudo e aprofundamento da Mensagem de Fátima, bem como a sua transmissão aos peregrinos sempre terão lugar na vida do Santuário, pois fazem parte da sua missão, independentemente da forma concreta que possam revestir, seja a forma deste curso ou outra”.

Na abertura do curso, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, lembrou que “o objetivo é proporcionar uma abordagem sistemática da mensagem de Fátima, conhecer os seus conteúdos, aprofundar as suas várias dimensões e abrir horizontes de reflexão posterior sobre os temas abordados”. Assim, “não pretendemos que seja a última edição, mas o ritmo e o formato serão doravante diferentes”.

Isabel Baltazar integrou este último grupo de 500 formandos. Docente universitária e investigadora do Instituto de História Contemporânea, na Universidade Nova de Lisboa, explicou à Sala de Imprensa que “esta mensagem é muito importante para história do mundo, pela sua mensagem de paz, que continua a existir aqui e agora”. Outra formanda desta 13.ª edição do curso foi Ana Valente, jornalista que fez cobertura à recente visita do Papa Francisco a Fátima. Também ela refere que “por uma questão profissional, faço temas relacionados com a Igreja e Fátima, e é importante aperfeiçoar os conteúdos nesse sentido, de forma a transmitir corretamente a profundidade desta temática”.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress