O verão começou! Para muitas crianças este é um momento de brincadeiras na praia, alegria, diversão e férias. E é, justamente, a pensar nas muitas que não têm essa oportunidade que a Cáritas Diocesana de Leiria lança, mais uma vez, a campanha: “Apadrinhe umas férias felizes!”.
Todos os anos, a Cáritas Diocesana de Leiria recebe na sua “Casa Amarela”, na praia do Pedrógão, cerca de 240 crianças ou adolescentes que, em comum, partilham a vontade de voltar onde sabem que podem serem felizes por uns dias.
Estas férias são possíveis graças ao esforço financeiro da instituição, bem como ao trabalho e dedicação de cerca de meia centena de jovens monitores, que, de formar voluntária, oferecem o seu tempo a este projeto.
A participação de cada criança na Colónia Balnear tem um custo médio de 140 euros, cabendo às famílias uma comparticipação entre os 35 e os 80 euros, conforme o seu escalão de abono de família. Ainda assim, há muitos agregados familiares que têm dificuldade em pagar até essa pequena parte, bem como crianças que vivem em instituições e que não podem também fazê-lo. Nesses casos, é a Cáritas Diocesana que suportao valor integral da sua estadia.
É para ajudar a este esforço financeiro e permitir a resposta a mais crianças que surge o pedido de “apadrinhamento”. Em 2017, a campanha contou com o apoio de 37 padrinhos, que proporcionaram umas “férias felizes” a 56 crianças e adolescentes.
Qualquer cidadão, empresa ou instituição poderá ser “padrinho”. Para tal, poderá fazer o seu contributo diretamente na sede da Cáritas Diocesana de Leiria, ou através de transferência bancária para o NIB: 003503940001357613006 (enviar comprovativo para leiria@caritas.pt).
O donativo poderá corresponder ao valor de uma inscrição (35 euros), mas a Cáritas aceita todos os contributos que queriam enviar, ainda que de valor inferior, pois a sua soma poderá ajudar mais crianças. Para todas as ofertas será sempre emitido recibo comprovativo da entrega, que pode ser utilizado para efeitos fiscais.
Em ordem a organizar os turnos e saber quantas crianças aceitar, pede-se a resposta dos “padrinhos” até dia 20 de julho, embora se continuem a aceitar donativos após essa data, para os turnos seguintes.
Monitores voluntários
Ainda no que respeita à colónia de férias da Cáritas, outra forma de ajudar é inscrever-se como voluntário para monitor num dos turnos de verão. Para tal, é necessária a inscrição e a participação num encontro de preparação, cuja última realização será no próximo dia 30 de junho, das 10h00 às 17h00, no Seminário de Leiria.
Candidatura a estágio
No âmbito do PEJENE – Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas, a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima está a recrutar um estagiário para o período de 15 de julho a 15 setembro, devendo o candidato ser estudante universitário na área social. Para mais informações, consultar o sítio do projeto ou contactar pelo telefone 244823692.