A equipa dos ANIMAG (Animadores Missionários Ad Gentes) da zona III – que abrange as dioceses de Leiria-Fátima, Coimbra, Castelo Branco-Portalegre e Guarda – reuniu-se na diocese de Coimbra com o seu bispo, D. Virgílio Antunes, no Colégio Rainha Santa Isabel.
Este encontro teve como objetivo dar a conhecer o grupo missionário e as suas atividades, uma vez que, até agora, só nos tínhamos reunido na diocese de Leiria-Fátima e queremos envolver as restantes dioceses que compõem a nossa zona III. Manifestámos ao senhor bispo a nossa disponibilidade para colaborar nas atividades de animação missionária nas paróquias da sua diocese que assim o desejassem e sugerimos-lhe que nomeasse um responsável pela animação missionária na diocese, que pudesse servir de interlocutor na programação das animações missionárias paroquiais.
Este encontro contou com a presença de membros de onze congregações missionárias ad gentes, nomeadamente: São José de Cluny, Nossa Senhora das Vitórias, Franciscanas Missionárias de Maria, Filhas de Santa Maria de Guadalupe, Missionários do Espírito Santo, Missionários da Consolata, Missionários do Verbo Divino, Missionários Franciscanos, Escravas da Eucaristia, Concepcionistas ao Serviço dos Pobres e Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus. Esteve também presente o responsável do Serviço de Animação Missionária (SAM) de Leiria-Fátima.
D. Virgílio partilhou connosco uma reflexão sobre o sínodo dos bispos em Roma, no qual participou, e as suas impressões pessoais. Destacou a importância dos vários tipos de relações entre as pessoas, tanto nas comunidades cristãs como na sociedade. Informou-nos ainda sobre a assembleia eclesial no Vaticano, que decorrerá em outubro de 2028.
Um dos momentos altos deste dia foi a eucaristia, presidida por D. Virgílio e concelebrada por quatro sacerdotes. A comunhão fraterna prolongou-se à volta da mesa, com uma saborosa refeição preparada pelas irmãs de São José de Cluny, a quem agradecemos tanto a refeição como o caloroso acolhimento. Como disse uma das irmãs, foi “um mundo dentro de casa”, dado que os missionários presentes eram oriundos de vários países.
Um bem-haja a D. Virgílio e a todos os que participaram neste encontro, que pode ser descrito numa só palavra: revitalização.