Alqueidão da Serra: Crisma foi “sim” para uma nova etapa

http://lefa.pt/?p=4725

A paróquia do Alqueidão da Serra esteve em festa, no passado dia 11 de junho, com 13 jovens, 1 adulta e um jovem da paróquia do Espinheiro a confirmarem-se como discípulos e testemunhas de Cristo, através do sacramento do Crisma.

Este foi o fim de uma etapa, mas principalmente o começo de outra ainda maior, a de ir ao encontro de Jesus por vontade própria. No cortejo de entrada da Eucaristia, os padrinhos entraram lado a lado com os crismandos, significando o assumir da responsabilidade de manterem a luz de Cristo acesa no coração dos seus afilhados.

Na homilia, o Bispo diocesano, D. António Marto, com palavras simples e inspiradoras, alertou os crismandos para não se tornarem “jovens sofá”, mas sim prontos para caminhar nos caminhos de Deus e com coragem para O incluírem no seu projeto de vida.

Para este grupo, o “Sim” de Maria foi exemplo e, acima de tudo, o lema para a última etapa de preparação para o Crisma. Assim, após a Comunhão, foi lido um pequeno texto a ela dirigido, agradecendo a união do grupo, a fé que foram descobrindo e o caminho percorrido, e pedindo a sua intercessão para que sejam capazes de ser fieis à Santa Igreja através do seu testemunho, palavras e ações. No final, entregaram um ramo de flores a Nossa Senhora, comprado com as pequenas renúncias de todos, imitando o exemplo dos Pastorinhos de Fátima. Também estes novos santos foram lembrados, com os crismados a acenderem uma vela junto da sua imagem. Um cântico mariano por eles interpretado encerrou este momento.

A catequista do grupo relembrou que todos juntos chegaram ao cume da montanha, apesar de todas as dúvidas e medos no decorrer dos 10 anos de catequese, pelo que estavam de parabéns. O grupo entregou, então, ao pároco, padre Manuel Pedro, uma imagem da Sagrada Família que visitou os seus lares, e ao Bispo diocesano a imagem de um coração com a palavra “sim” assinada por todos na Festa do Compromisso e que os acompanhou neste final da sua caminhada catequética.

Sem dúvida que a paróquia do Alqueidão da Serra ficou mais rica e com esperança de que estes novos discípulos de Cristo tenham a coragem e a audácia de espalhar a Boa Nova.

Ana Raquel (C.)

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress