A antiga vila de Alpedriz, na diocese de Leiria-Fátima, prepara-se para celebrar Santo António com uma festa popular que decorre nos dias 13, 14 e 15 de junho. O programa, que mobiliza a paróquia e conta com a participação de diversas associações locais, conjuga o espírito religioso com momentos de convívio e animação.
O ponto alto das celebrações será a missa com procissão marcada para domingo, 15 de junho, às 14h30, seguindo-se a apresentação de grupos tradicionais da região, incluindo o rancho folclórico das Rosas, Casal Pinheiro e Fragosas, de Alcobaça, e o grupo de cavaquinhos da Associação Sénior de Pataias. A animação musical prolonga-se até à noite, com a atuação de Nelson Lords antes do encerramento dos festejos, à meia-noite.
A festa tem início na quinta-feira, 13 de junho, dia litúrgico de Santo António, com a abertura do recinto às 19h, seguida de missa e procissão das velas. A noite termina com o concerto da banda Tribal Tendencies.
Na sexta-feira, dia 14, o almoço de convívio de Santo António reúne a comunidade num momento de encontro fraterno, mediante inscrição prévia. Durante a tarde, realiza-se uma demonstração de zumba e, à noite, a animação musical estará a cargo de Pedro Nobre.
Na manhã de sábado, os festejos começam com um peditório pela localidade, acompanhado pela Bandinha da Maceira. Um dos momentos mais aguardados terá lugar no final da celebração e procissão de domingo: o andor com os tradicionais bolos da festa, feitos em casa e bem conhecidos por todos os que costumam participar nas festas de Alpedriz.
Num ambiente de fé, tradição e convívio, a paróquia de Alpedriz convida todos a participar nas celebrações em honra de Santo António.