Embora, na prática, já funcionem como uma única comunidade, São Vicente e Nossa Senhora dos Prazeres, em Aljubarrota, mantêm-se como duas paróquias canonicamente independentes. Essa situação traz alguns inconvenientes e não se justifica que se mantenha, pelo que o pároco, padre Adelino Guarda, entregou ao Bispo diocesano um requerimento a pedir a “união” numa única “Paróquia de Aljubarrota”.
No requerimento enviado à Diocese, refere-se que também as duas freguesias civis que existiam foram unidas, na recente remodelação administrativa, e que esta é uma necessidade para a Igreja “realizar melhor e de forma mais racional a sua missão e se confrontar com a realidade que a envolve”, “tendo em consideração que a paróquia não é apenas uma estrutura que fornece serviços num território, mas uma comunidade que procura desenvolver-se em clima fraterno”. O pároco afirma ter auscultado, “individual e comunitariamente, diversas pessoas e grupos, nomeadamente as seis assembleias de missa dominical, o clero da vigararia e a autarquia local”, tendo p “parecer da larguíssima maioria dos paroquianos das duas paróquias” e sem “uma única voz a opor-se a este projeto”. Assim, pede-se o decreto episcopal que venha “unir as duas citadas paróquias, na única paróquia de Aljubarrota, mantendo os dois atuais oragos [São Vicente e Nossa Senhora dos Prazeres] e ainda um estatuto equiparado para as duas atuais igrejas paroquiais”.
Dinamismo paroquial
Em nota enviada ao Presente, a paróquia refere, ainda, algumas iniciativas que denotam um renovado dinamismo pastoral, motivado pela vinda do novo pároco em setembro do ano passado.
Uma das iniciativas recentes foi a automatização dos “velhos” sinos da igreja de São Vicente, datados de 1786, 1787 e 1972. “O técnico vai fazer o respetivo orçamento e deslocou-se também aos outros centros para verificar da segurança das estruturas e sinos; começámos já uma campanha de angariação de fundos”, refere-se.
Outra atividade marcante foi a “Semana da Diocese na Paróquia”, que decorreu de 9 a 16 de março. Iniciou-se com as “24 horas para o Senhor”, como pediu o Papa Francisco, e teve o seu momento alto na peregrinação vicarial da Batalha à Sé de Leiria, no domingo 11 de março (foto). Durante a semana houve confissões nos vários centros de culto, um jantar convívio e duas palestras, uma sobre a “Diocese enquanto realização da Igreja num lugar”, pelo padre Adelino Guarda, e outra sobre “Aljubarrota: a história a terra e as gentes”, por Luís Rosa, com o apoio da Junta de Freguesia local.
Momentos especiais serão vividos, também, na Semana Santa, começando com a bênção dos ramos, na igreja da Misericórdia, no domingo 25, às 15h30, seguida de procissão e Missa na igreja de São Vicente. Após a Missa, realizar-se-á a já tradicional procissão do Senhor dos Passos, com pregação pelo padre Tiago Silva, vigário paroquial dos Marrazes.
O tríduo pascal, na igreja de São Vicente, começará na Quinta-Feira Santa, com a Missa da Ceia do Senhor e lava-pés, às 20h00. Na Sexta-Feira Santa, a celebração da Paixão do Senhor será às 15h00.
A Vigília Pascal, na noite de Sábado Santo, será às 22h30, na igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. No domingo de Páscoa, a Missa do dia será em São Vicente.