As paróquias de Nossa Senhora dos Prazeres e de São Vicente, de Aljubarrota, manifestaram gratidão ao padre Ramiro Portela, que ali foi pároco durante 52 anos, e acolheram o seu novo pastor, o padre Adelino Filipe Guarda.
A celebração eucarística teve lugar na igreja de São Vicente, no passado domingo, 24 de setembro, com a presença de muitos fiéis, de vários sacerdotes e de familiares e amigos do novo pároco. Ele fez o juramento de fidelidade e a profissão de fé, atos mediante os quais assumiu a missão para a qual foi nomeado pelo Bispo diocesano.
No final da Missa, uma representante das duas comunidades paroquiais deu as boas-vindas ao novo pároco, dizendo que é recebido por todos “de braços abertos” e com expectativas muito positivas para a sua liderança pastoral. Agradeceu ao padre Ramiro todo o serviço prestado e quanto deu de si, marcando muitas pessoas pelo modo como exerceu o ministério. Respondendo, o pároco cessante agradeceu, por sua vez, todo o carinho e colaboração encontrada e comunicou que ficaria a residir na Casa do Clero, em Fátima.
O novo pároco agradeceu o acolhimento e a presença de todos, dizendo estar ali para servir as duas comunidades paroquiais e contando com a oração e a sabedoria dos idosos, o carisma das famílias, a frontalidade dos jovens, a rebeldia dos adolescentes e a candura das crianças. Anunciou a distribuição da folha paroquial, que será publicada em cada semana com informações e outros textos formativos. E concluiu a celebração saindo para o adro, a fim de cumprimentar as pessoas que o quisessem fazer.