Durante o mês de maio e, seguindo o programa pedagógico planeado no início do ano escutista, a alcateia do agrupamento 776 – Cruz da Areia, da região escutista de Leiria-Fátima, enviou três desafios aos seus jovens elementos com idades compreendidas entre os 7 e 10 anos. Diz-nos a Chefia da alcateia: “Como sabem o escutismo continua em casa, nunca se esqueçam. MAIO… mês de Maria… mês do dia da Mãe… mês da comemoração das aparições da Nossa Senhora na Cova de Iria, em Fátima.

Por isso vão ter vários desafios.
1.º Desafio surpresa – aguardem… – Surpresa!!! Fiquem atentos à caixa do correio. É um segredo e só poderá ser aberto pelos lobitos;
2.º Desafio de serem como os pastorinhos de Fátima – Nossa Senhora pediu aos pastorinhos para rezarem o terço. Há melhor altura do que está para rezarmos o terço? O desafio é rezarem o terço em família durante o mês de Maio (anexamos uma imagem para colorir sempre que rezarem o terço e assim saberem quantas vezes rezaram o terço no mês de maio)
3.º Desafio de validar objetivos – estamos disponíveis para validar objetivos das mais diferentes formas, por e-mail, pelo telefone, skype, whatsapp… muitos deles já realizados, falta só a apresentação. Acham que conseguem?”
É desta forma simples, à distância de um clique, que os escuteiros e suas famílias continuam a vivenciar o escutismo nas sua vida, agora confinada.