Adquira uma das “Dez Milhões de Estrelas”

“Dez Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz” é um projeto da Cáritas Internacional, a que se associam há vários anos a Cáritas Portuguesa e as Cáritas Diocesanas.

Além de diversas iniciativas solidárias promovidas a nível local durante o Advento, a sua expressão final é o acendimento de uma pequena vela na noite de Natal, nos lares de todo o mundo que aderiram à campanha. Cada vela custa 1 euro e pode ser adquirida nas sedes das Cáritas, nas lojas Pingo Doce, nas paróquias e em diversas outros locais parceiros da iniciativa.

Segundo a Cáritas de Leiria-Fátima, a campanha “tem sido bastante bem sucedida na nossa diocese, graças ao entusiasmo que muitos nela têm colocado”. Como refere o Bispo D. António Marto na sua Mensagem de Natal, este ano “65% do produto final será para projetos sociais das dioceses particularmente voltados para a pobreza infantil e 35% para ajudar as crianças que estão em campos de refugiados no Médio Oriente”.

 

Um símbolo

Servindo-se da simbologia da humildade de uma pequenina vela acesa, esta operação quer dar visibilidade à esperança universal, evocada na noite de Natal, de um mundo de paz, mais justo e, necessariamente, mais solidário. “Dez milhões de estrelas darão muita luz, farão recuar muitas trevas, iluminarão muitos aspectos da vida até agora desconhecidos, gerarão muita harmonia pessoal e colectiva a que damos o nome de paz”, afirmava o bispo D. Manuel Linda, no lançamento da iniciativa, em Fátima. E sublinhava que “queremos recordar aos dez milhões de portugueses que os muitos milhões de lâmpadas eléctricas que se acenderão por motivo do próximo Natal não chegam para aquecer os corações e a vida, elevar os enlodados na indignidade da pobreza e mudar a história do mundo.”

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente