Adolescentes de Mira de Aire “guiados pela luz”

O objetivo desta caminhada era que no final se pudessem comprometer também estes jovens a ser luz no mundo, vivendo em fé, esperança e caridade.

A actividade integrou-se no projecto catequético que tem como ponto de partida a vivência da Jornada Mundial da Juventude em Portugal. O desafio foi lançado ao grupo de jovens do 8º, 9º e 10º anos da catequese de Mira de Aire: fazer uma experiência de caminhar, ao pôr do sol, guiados pela Luz, no passado dia 2 de dezembro, uma noite particularmente fria.

Esta caminhada pretendia que os nossos jovens vivenciassem pela reinterpretação de experiências de vida à Luz da Palavra de Deus e da Igreja e de testemunhos de jovens cristãos, que se tornaram exemplos de fé e de esperança.

O objetivo desta caminhada era que no final se pudessem comprometer também estes jovens a ser luz no mundo, vivendo em fé, esperança e caridade.

Esta caminhada teve a inspiração no texto bíblico da transfiguração, como uma experiência que ilumina e fortalece Pedro para a sua missão de confiar em Jesus e de ser, ele mesmo, testemunha da Palavra de Deus.

Teve início ao pôr do sol, na sala de catequese, com um trabalho de grupo, construindo o painel com o mote da caminhada: “Experiências que mudam a vida”; seguiram “Guiados pela Luz”, com velas, com a partilha de testemunho de jovens que se entregaram à missão de ser exemplo de fé em Cristo, de amizade como sementeira de esperança, de doação, serviço e missão.

No final, aconteceu o momento sublime que se vive quando se chega ao fim de cada caminhada, com sacrifício, mas com o coração cheio, com um momento de agradecimento, vivido na capela do Covão da Carvalha.

Porque todas as caminhadas têm um fim, uma compensação, foi preparada pelos pais do grupo de jovens uma refeição quente, com uma pequena surpresa composta pela animação de um pai DJ improvisado e entrega de “kits” da JMJ, generosamente oferecidos para esta caminhada.

O final da caminhada foi vivido no domingo de manhã, com a participação na eucaristia, às 9h00, na capela do Covão da Carvalha, com as suas velas de batismo, num momento de renovação do compromisso de cada um, em viver na fé em Cristo como testemunha da Palavra de Deus

Também para as catequistas tem sido um grande desafio…

O outro grande desafio é o envolvimento dos pais no projeto, proporcionando-lhe a vivência com os seus filhos, a partilha de uma caminhada que começou, lá atrás, com a sua opção de os batizarem e de os encaminharem para a catequese.

Maria Adelaide Moita

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress