A ADAV-Leiria, associação de solidariedade social, apartidária e não confessional, está a promover uma formação/workshop online sobre a síndrome pós-aborto, a realizar no dia 2 de maio de 2019 (sábado), das 9h30m às 12h30m, com a coordenadora da Vinha de Raquel, em Portugal, Maria José Vilaça.
Embora não haja consenso entre os psiquiatras sobre a existência de uma síndrome pós-aborto, são vários os estudos que indicam a existência de uma relação entre a prática de aborto e um risco acrescido de perturbações psiquiátricas. O trauma ou síndroma pós-aborto afeta uma percentagem elevada das mulheres envolvidas nesse ato e os seus efeitos são vários, tais como depressão, tentativas de suicídio, ansiedade, pânico ou pesadelos.
Esta formação pretende conhecer as características da síndrome de stress pós-traumático e a sua aplicação na sequência do aborto.
É uma formação importante para psicólogos, assistentes e educadores sociais, profissionais da saúde e da educação, assim como os vários agentes pastorais.
Segundo dados da Federação Portuguesa pela Vida, desde 2007 que já foram realizados, em Portugal, mais de 200.000 abortos. Mães grávidas sozinhas e mães grávidas estrangeiras são mais vulneráveis ao aborto. O mesmo sucede com terceiros filhos ou seguintes.
Inscrições:
Inscrição gratuita até 29 de abril de 2020
Inscrição online, AQUI, por mail adav.leiria.formar@gmail.com ou através do número 963 051 000.