Realizou-se na passada sexta-feira, dia 22 de janeiro, o primeiro Encontro Vicarial de Oração para Acólitos da Vigararia de Monte Real.
Este momento de oração teve lugar na igreja paroquial da Bajouca, que acolheu os cerca de oitenta participantes – acólitos de algumas das paróquias da vigararia, seus familiares e outras pessoas de diversas comunidades, que se uniram na oração.
Sob orientação do padre José Baptista e com a participação ativa dos vários grupos de acólitos, a celebração decorreu num ambiente de serenidade e alegria. Nela foram recordados os sacramentos da iniciação cristã e, meditando no seu significado, os participantes foram convidados a realizar uma série de gestos a recordar o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia.
A primeira meditação girou em torno da luz, símbolo de Jesus Ressuscitado e caminho que conduz ao Pai, em que todos foram acender uma pequena vela no Círio Pascal, trazendo a luz de Cristo para as suas vidas. O segundo símbolo foi a água, com um convite para “mergulhar em Deus”. Seguiu-se a meditação na Cruz, primeiro gesto de acolhimento na Igreja e símbolo do compromisso e pertença a Deus. O último símbolo foi o óleo perfumado, tradução do amor de Deus que perfuma as nossas vidas.
Após um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, recordou-se que estes encontros terão ritmo mensal, pelas várias paróquias da vigararia, abertos a toda a comunidade. O próximo será a 12 de fevereiro, às 21h00, na paróquia de Carnide.