As datas para a formação de responsáveis de grupo de acólitos foram alteradas para os próximos dias 14, 21 e 28 de setembro.
A formação este ano decorre no salão paroquial da Barosa e, ainda que aberta a todos os responsáveis dos grupos diocesanos, é especialmente dirigida aos da vigararia de Leiria.
Joaquim Carrasqueiro, delegado do serviço de liturgia para a formação dos acólitos, explica que esta iniciativa se tem vindo a repetir há quatro anos e que pretende chegar a todos os responsáveis da diocese. “Optámos por percorrer as várias vigararias e, este ano iremos trabalhar com os grupo de Leiria”, diz.
A formação decorre nos três sábados precedentes à assembleia diocesana de acólitos que se tem realizado anualmente a 5 de Outubro. “Este ano a data mantém-se, visto coincidir com o Sábado, mas, dada a remoção do feriado, a data terá de ser repensada”, explica Joaquim Carrasqueiro. A intenção destas formações é “dotar as celebrações mais bonitas e com maior significado espiritual”. “Esperamos contribuir assim para que os rituais dos acólitos não sejam gestos puramente mecânicos e que sejam antes revestidos de beleza, sentido e espiritualidade”, conta.
A formação pretende ainda uniformizar procedimentos entre os diversos grupos diocesanos. “Esta é uma forma de homogeneizar práticas e uniformizar procedimentos” entre os diferentes grupos da diocese. Recorde-se que esta iniciativa já decorreu em Batalha, Colmeias e Fátima. Para o ano será a vez de trabalhar com os grupos da vigararia da Marinha Grande. O ano passado a assembleia reuniu mais de 200 participantes em Fátima. Espera-se este ano manter o mesmo nível de adesão.
A assembleia diocesana de acólitos está agendada para dia 5 de Outubro, no Salão Paroquial da Barosa. A jornada começa às 10h00 com a receção dos participantes e às 10h30 haverá um momento de reflexão e oração. A Eucaristia decorrerá às 12h00 e será presidida por D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima. Segue-se-lhe o almoço partilhado, pelas 13h00 e finalmente um convívio com diversas atividades orientadas e preparadas pelos grupos de acólitos de Leiria, Azoia e Barosa.