Acólitos da vigararia das Colmeias em formação e convívio

A paróquia de Espite recebeu, no passado dia 4 de março, a segunda assembleia de acólitos da vigararia das Colmeias.

No acolhimento aos cerca de 30 participantes, foi feita a entrega da bandeira vicarial dos acólitos pela paróquia das Colmeias, onde foi realizada a primeira assembleia, à paróquia de Espite. Trata-se de um símbolo deste grupo alargado, que marca presença em todos os seus eventos.

Após a oração inicial, seguiram-se as atividades dinamizadas pelas diversas paróquias, tendo como objetivo a formação prática sobre as tarefas realizadas pelos acólitos, nomeadamente: paramentação, objetos, ritos iniciais, posturas na celebração, consagração e serviço do altar. Paralelamente, a organização promoveu alguns jogos tradicionais, que decorreram até ao almoço partilhado.

A tarde abriu com a exibição de um filme sobre os Pastorinhos, no âmbito do próximo Centenário das Aparições de Fátima, para a qual foram convidados os catequizandos de Espite. Neste filme aparecia a figura do pároco de Fátima, padre Manuel Marques Ferreira, que era natural desta paróquia.

O momento alto do encontro foi a celebração eucarística, com a participação da comunidade local, que continuou com o grupo num lanche partilhado e alguns momentos de diversão. “Destaca-se o balanço positivo do encontro, bem como a forma acolhedora como a paróquia de Espite recebeu esta iniciativa”, refere uma nota enviada ao PRESENTE pela Comissão de Acólitos da Vigararia das Colmeias.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...