A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) vai realizar no dia 21 de maio, às 18h00, uma conferência online em Leiria, subordinada ao tema “Construir a esperança à luz da economia de Francisco”. A participação requer inscrição de deverá ser feita através deste formulário: https://sforce.co/360dXpl.
Em Junho de 2018, e no seguimento do Sínodo dos Jovens, o Papa Francisco dirigiu um convite a jovens de todo o mundo, em particular a economistas, líderes e empreendedores sociais, com a premissa de fazer com eles “um pacto para mudar a economia atual e dar uma alma à economia do amanhã”. Esta iniciativa foi em grande medida impulsionada pelo economista e professor Luigino Bruni, que viria a ser designado diretor científico do encontro “Economia de Francisco”. Entretanto, a iniciativa, que deveria ocorrer nos dias 26 a 28 de Março em Itália, foi adiada para os dias 19 a 21 de Novembro, em virtude do impacto da epidemia do COVID-19
Na encíclica “Evangelii gaudium”, e depois na “Laudato Si”, O Papa denunciou vigorosamente o estado patológico de uma grande parte da Economia Global, referindo-se a uma “economia que mata “e demonstrando que ao matar tanto as pessoas como o ambiente, mata igualmente o futuro.
Hoje, é evidente que o capitalismo e a teoria económica que o sustenta não funcionam em alguns dos grandes temas. Após a queda do muro de Berlim, muitos deixaram levar-se por um certo otimismo sobre a capacidade do capitalismo resolver os nossos problemas: todavia, nos últimos anos, este otimismo foi transformado na certeza de que, de facto, não funciona. Se não alterarmos rapidamente o paradigma, efetivamente, destruiremos o planeta, os bens comuns, os bens relacionais, isto é, o que se refere às relações humanas não instrumentais.
A Acege, também participa ativamente neste desafio que o Papa Francisco coloca aos líderes empresariais e a todos os agentes económicos: como criar uma nova economia mais ligada aos dons e menos ao egoísmo.
Inscrição: https://sforce.co/360dXpl