Acampamento de verão do MCE juntou 51 jovens

Nos passados dias de 25 a 30 de julho, o Movimento Católico de Estudantes (MCE) da Diocese de Leiria-Fátima realizou mais um acampamento de verão.

O plano inicial teve de ser repensado no primeiro dia, uma vez que os fogos estavam muito próximos do destino escolhido, a praia fluvial de Bostelim, em Vila de Rei. “Foi tempo de criarmos laços de união mais fortes”, refere o grupo, que teve de regressar à Diocese e acampar em Porto de Mós.

Os 51 jovens participantes na iniciativa tiveram tempo para refletir, questionar-se, partilhar ideias e comprometer-se a agir, tendo como lema as palavras de Jesus: “Vós sois a luz do mundo”, e relembrando o discurso do Papa Francisco nas Jornadas Mundiais do passado ano: “Não viemos ao mundo para ‘vegetar’, viemos para deixar uma marca”.

Este é um acampamento anual que junta os militantes que vão fazendo caminho ao longo do ano, mas é também ocasião para “dar a conhecer o Movimento a muitos mais jovens que querem aprender a ser católico na escola e estudante na Igreja”, adianta a equipa diocesana. Nesse sentido, experimentam a dinâmica que é base do trabalho do Movimento em todas as reuniões e encontros, o método da Revisão de Vida – ver, julgar e agir.

 

Próximo ano em preparação

O MCE de Leiria-Fátima está já a preparar a atividade para o próximo ano letivo, cujo cerne são os encontros semanais de estudantes entre os 14 e os 25 anos de idade, divididos pelos setores de ensino básico, secundário e superior. As equipas reúnem-se nas respetivas escolas ou na sede do Movimento, na Av. Marquês de Pombal, sendo compostas por cinco a dez militantes, um assistente espiritual e, frequentemente, um animador.

Além deste trabalho regular, realizam-se alguns encontros de fim de semana, com temáticas específicas. O primeiro do próximo ano será o Encontro de Iniciação e Formação, em que aprofunda a história e identidade do Movimento, especialmente destinado aos que fazem um primeiro contacto com o MCE.

 

Testemunhos do acampamento

“O MCE é um movimento de alegria, amor e união entre todos os membros e Deus. Foi uma semana incrível, repleta de emoções fortes e de grande aprendizagem. É realmente fantástico perceber o quanto mudei desde que entrei para o movimento. É toda uma simplicidade que nos faz mais fortes e ainda mais unidos. Uma grande família que se cria.” – Marta Rodrigues, 16 anos, Fonte Cova.

“Conhecer o espírito MCE foi inspirador e fez-me querer dar mais aos outros. Foi uma semana repleta de diversão e oração. Entre as reuniões e as atividades preparadas, as amizades foram-se construindo… e que boas amizades!” – Miguel Santos, 14 anos, Pousos.

“Foi a minha primeira vez num acampamento do MCE e tenho a dizer que foi fantástico. Desde o convívio às orações, aos trabalhos de grupo e a algumas conversas com as Irmãs, mais conhecidas por ‘Manas’. Aprendemos a não ficar parados, pôr as mãos à obra e deixar uma marca no mundo, o mesmo que Jesus fez. Levanta-te do sofá e mexe-te!” – João Ruivaco, 19 anos, Amor.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.