Acagrup foi a festa do agrupamento da Bajouca

15 visualizações

Há muitos anos, em Zangaléuá, os animais da selva travaram uma grande batalha, pois todos queriam ser os reis da selva. Divididos em grupos e protegendo-se nas civilizações mais próximas, os Ashantis, Zulus e Matebele, formaram 3 grandes tribos para defenderem a Zangaléuá.

Esta batalha durou 18 anos e um dia o chefe da Zangaléuá, farto de conflitos e ver partir muitos dos seus amigos e familiares, decidiu chamar um Homem que promete mudar o mundo e trazer um conjunto de ideais revolucionários.

Após tantas cartas desviadas, sinais de fumo perdidos com o vento, o chefe foi ouvido e Baden Powell apareceu para salvar aquelas tribos.” Foi este o mote para o VI Acagrup, que decorreu entre os dias 28 de junho e 2 de Julho 2019, na Parque Escutista de Penha, em Guimarães. Sob o tema: “BP em África”, esta atividade tinha como objetivo principal dar a conhecer alguns dos feitos de BP na sua passagem por países africanos.

Nesta atividade de quatro dias bastante intensos participaram 86 escuteiros e pais deste agrupamento. Esta foi uma atividade em regime de acampamento onde a prática escutista este sempre presente, durante a qual os participantes puseram em prática os seus conhecimentos escutistas.

Assim, dia 28, saímos da Bajouca cerca das 20h45 em dois autocarros, chegados a campo foi tempo de montar tendas e dormir. A manhã sábado, dia 29, foi dedicados ás construções de campo, cada tribo tinha que construir o seu Pórtico de Campo, cozinha e mesa para refeições. De tarde, abertura de Campo da Zangaléuá e logo a seguir missa na Igreja da Penha, espaço de pedido de bênção para os dias de acampamento, seguindo- se um raid para conhecimento da zona envolvente ao Santuário da Penha. Pela noite dentro, jogo noturno de forma a preparar as tropas para a Batalha final.

No domingo 30, durante o dia decorreram alguns atelieres em campo, orientação, códigos, velas, construção de dezenas, socorrismo e preparação Cozinha Selvagem. Ao inicio da noite, saída de campo para S. Torcato onde teve início às 22h00, uma marcha Pirilampo com cerca de 8km, que nos levava a passar por alguns locais e miradouros dos quais dava para ter uma visão noturna de Guimarães e Braga. Esta marcha Pirilampo terminava no maior Slide Duplo da Europa com mais de 400m de comprimento, pertencente ao Parque Aventura VivaPark, onde pernoitámos em 3 locais diferentes, separados em tribos.

O dia 1 de julho, foi passado no VivaPark e cheio de muita adrenalina, um parque bem ao jeito do Imaginário da atividade, bastante selvagem e onde os participante experimentaram novamente o Slide Duplo (agora durante o dia), circuito de Pontes Suspensas e Laser Tag. Ao final da tarde regresso a campo e depois de um banho quente e aconchegar o estômago, tivemos oportunidade de partilhar as aventuras dos dias anteriores com toda a Zangaléuá, num Fogo de Conselho onde o entusiasmo foi presente e desta vez ninguém se deixou levar pelo “João Pestana”, apesar da hora ir adiantada.

O dia 2 de julho e ultimo dia, Iniciou com desmontagem de Campo, seguida do Jogo Luta Pela Conquista, onde cada uma das famílias que compunham a Tribos tinham que fazer desafios que culminava na conquista da Insígnia da Atividade. Depois do almoço ainda houve tempo para fazer as passagens de secção dos elementos e mesmo no final a Cerimónia de Encerramento e regresso à Bajouca, onde chegámos cerca das 19h00.

De salientar a boa disposição durante os dias da atividade de todos os participantes, assim como a esperança das equipas de animação em ter contribuído para uma efetiva atividade escutista. Estamos convictos de que continuaremos a escrever na história deste agrupamento emocionantes aventuras.

(Retirado do ELO – Boletim paroquial da Bajouca)

Notícias escutistas!

Se quiseres receber no teu e-mail e em tempo real as notícias sobre o escutismo da Região que publicamos aqui, subscreve a nossa newsletter
Padres, o quê?!
8 de Novembro
, às 15:30
Eucaristia e Vigília de Oração pelas Vocações Sacerdotais
8 de Novembro
, às 21:00
Dia Mundial da Juventude na Diocese
22 de Novembro
, às 15:00
Dia Mundial dos Pobres
16 de Novembro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia