Acagrup foi a festa do agrupamento da Bajouca

Há muitos anos, em Zangaléuá, os animais da selva travaram uma grande batalha, pois todos queriam ser os reis da selva. Divididos em grupos e protegendo-se nas civilizações mais próximas, os Ashantis, Zulus e Matebele, formaram 3 grandes tribos para defenderem a Zangaléuá.

Esta batalha durou 18 anos e um dia o chefe da Zangaléuá, farto de conflitos e ver partir muitos dos seus amigos e familiares, decidiu chamar um Homem que promete mudar o mundo e trazer um conjunto de ideais revolucionários.

Após tantas cartas desviadas, sinais de fumo perdidos com o vento, o chefe foi ouvido e Baden Powell apareceu para salvar aquelas tribos.” Foi este o mote para o VI Acagrup, que decorreu entre os dias 28 de junho e 2 de Julho 2019, na Parque Escutista de Penha, em Guimarães. Sob o tema: “BP em África”, esta atividade tinha como objetivo principal dar a conhecer alguns dos feitos de BP na sua passagem por países africanos.

Nesta atividade de quatro dias bastante intensos participaram 86 escuteiros e pais deste agrupamento. Esta foi uma atividade em regime de acampamento onde a prática escutista este sempre presente, durante a qual os participantes puseram em prática os seus conhecimentos escutistas.

Assim, dia 28, saímos da Bajouca cerca das 20h45 em dois autocarros, chegados a campo foi tempo de montar tendas e dormir. A manhã sábado, dia 29, foi dedicados ás construções de campo, cada tribo tinha que construir o seu Pórtico de Campo, cozinha e mesa para refeições. De tarde, abertura de Campo da Zangaléuá e logo a seguir missa na Igreja da Penha, espaço de pedido de bênção para os dias de acampamento, seguindo- se um raid para conhecimento da zona envolvente ao Santuário da Penha. Pela noite dentro, jogo noturno de forma a preparar as tropas para a Batalha final.

No domingo 30, durante o dia decorreram alguns atelieres em campo, orientação, códigos, velas, construção de dezenas, socorrismo e preparação Cozinha Selvagem. Ao inicio da noite, saída de campo para S. Torcato onde teve início às 22h00, uma marcha Pirilampo com cerca de 8km, que nos levava a passar por alguns locais e miradouros dos quais dava para ter uma visão noturna de Guimarães e Braga. Esta marcha Pirilampo terminava no maior Slide Duplo da Europa com mais de 400m de comprimento, pertencente ao Parque Aventura VivaPark, onde pernoitámos em 3 locais diferentes, separados em tribos.

O dia 1 de julho, foi passado no VivaPark e cheio de muita adrenalina, um parque bem ao jeito do Imaginário da atividade, bastante selvagem e onde os participante experimentaram novamente o Slide Duplo (agora durante o dia), circuito de Pontes Suspensas e Laser Tag. Ao final da tarde regresso a campo e depois de um banho quente e aconchegar o estômago, tivemos oportunidade de partilhar as aventuras dos dias anteriores com toda a Zangaléuá, num Fogo de Conselho onde o entusiasmo foi presente e desta vez ninguém se deixou levar pelo “João Pestana”, apesar da hora ir adiantada.

O dia 2 de julho e ultimo dia, Iniciou com desmontagem de Campo, seguida do Jogo Luta Pela Conquista, onde cada uma das famílias que compunham a Tribos tinham que fazer desafios que culminava na conquista da Insígnia da Atividade. Depois do almoço ainda houve tempo para fazer as passagens de secção dos elementos e mesmo no final a Cerimónia de Encerramento e regresso à Bajouca, onde chegámos cerca das 19h00.

De salientar a boa disposição durante os dias da atividade de todos os participantes, assim como a esperança das equipas de animação em ter contribuído para uma efetiva atividade escutista. Estamos convictos de que continuaremos a escrever na história deste agrupamento emocionantes aventuras.

(Retirado do ELO – Boletim paroquial da Bajouca)

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.