Abriu portas a exposição mariana no Museu de Leiria

O bispo diocesano, D. António Marto, e o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raúl Castro, inauguraram, no passado domingo, 23 de abril, no Museu de Leiria, a exposição “Um manto de todas as cores: a Virgem Maria no território de Leiria-Fátima”, por ocasião da celebração do centenário das aparições de Fátima.

Ambos realçaram a importância desta parceria entre o Município e a Diocese, pondo em cooperação o Museu, dirigido por Vânia Carvalho, e o Departamento diocesano do Património Cultural, liderado por Marco Daniel Duarte, para dar a conhecer, preservar e enriquecer o património de arte sacra.

Na sua breve intervenção, D. António Marto sublinhou o belo título da exposição que faz eco dos múltiplos títulos com que o povo invoca a Virgem Maria. Através deles exprime as múltiplas situações em que se dirige à Mãe do Céu, da inocência à alegria, das dores à esperança, da súplica e da gratidão. A linguagem da beleza é a que melhor permite o acesso ao coração humano e à transcendência, afirmou o bispo.

Marco Daniel Duarte guiou os presentes, em número significativo, na visita à exposição sobre uma das “figuras mais importantes da História”, referindo as suas diferentes partes – biografia, olhar de fé, as vestes e a difusão do culto mariano na Diocese – e focando a atenção em algumas das peças, particularmente na pintura de Nossa Senhora de Fátima feita de propósito para esta mostra mariana.

A exposição estará disponível durante um ano, até 30 de abril de 2018, podendo ser visitada todos os dias, das 9h30 às 17h30.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress