Na sequência da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) lança a iniciativa “Abraça a Cruz”. Esta proposta, concebida para celebrar e reviver os momentos marcantes da JMJ, além de promover a vivência autêntica da Quaresma entre os jovens e as comunidades da diocese de Leiria-Fátima, foca-se na presença de uma réplica da Cruz da JMJ em cada uma das 9 vigararias.
Receber esta réplica da Cruz da JMJ, oferecida pelo Comité Organizador Local (COL) da JMJ, é uma oportunidade de manter viva a chama do encontro com Cristo e com a Igreja universal experimentada na JMJ.
A presença da Cruz da JMJ em cada vigararia é mais do que um simples gesto simbólico. Através desta iniciativa, pretende-se incentivar os jovens e as comunidades a “abraçarem a cruz” de Cristo nas suas próprias vidas, reconhecendo-a como fonte de redenção e esperança.
Além disso, a presença da Cruz da JMJ servirá como um catalisador para dinamismos locais de pastoral juvenil. Cada vigararia terá a liberdade de organizar eventos, celebrações e atividades que ajudem os jovens a envolverem-se mais profundamente na vida da Igreja e da sociedade, inspirando-se no exemplo de serviço e amor deixado por Jesus.
A primeira vigararia a receber a réplica da Cruz da JMJ será a da Marinha Grande, onde estará presente na celebração de Quarta-feira de Cinzas, na igreja paroquial. Além disso, será lançada uma campanha de solidariedade em favor da Conferência de São Vicente de Paulo local.
A réplica da Cruz da JMJ seguirá para Pataias, onde continuará a sua jornada pela Diocese.
Via Sacra em Porto de Mós
No dia 2 de março, às 21h00, Porto de Mós recebe um momento especial da iniciativa “Abraça a Cruz”: a Via Sacra. Este evento convida os fiéis a percorrerem os passos de Jesus, refletindo sobre o significado da sua Paixão e Cruz. Todos são bem-vindos a participar neste momento de meditação na Paixão de Cristo que vai acontecer no Parque Verde, aberto a toda a comunidade diocesana.