“A solidariedade brilha no Mercado de Sant´Ana”

O coração da cidade de Leiria vai encher-se de gastronomia, dança, música e muito mais, no próximo domingo 23 de novembro. “A Solidariedade brilha no Mercado de Sant´Ana” é o nome da iniciativa da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima que assinala o lançamento da operação “10 Milhões de estrelas – um gesto pela paz” deste ano.

 

Trata-se de uma campanha natalícia da Cáritas Internacional nos últimos anos, à qual se associa a estrutura portuguesa e várias diocesanas (ver abaixo).

A festa de lançamento, no Mercado de Sant’Ana, começa começa pelas 10h30 com uma caminhada solidária dinamizada pelo grupo Cáritas Jovem, com um percurso de 5 Km, terminando com uma aula de zumba (inscrição para em www.caritas.pt/leiria ou 244823692). Segue-se o almoço, com sopas variadas, petiscos, café da avó e filhós.

Durante a tarde, decorrerá a atuação de diversos grupos, como a Escola de Música de Chãs, o Coro Infantil Pátio da Inês, o Rancho Folclórico Rosas do Lena, a Tuna Acanénica (ESCS/IPL) e a estreia do Coro da Colónia de Férias da Cáritas de Leiria-Fátima.

O certame conta com o apoio do jornal PRESENTE e incluirá quermesse, venda de artesanato e de roupa em segunda mão, bem como um espaço infantil onde não faltarão insufláveis e pinturas faciais.

 

“10 milhões de Estrelas”

O arranque oficial da operação “10 milhões de Estrelas – Um gesto pela paz” a nível nacional foi feito por ocasião do encerramento do Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, no passado dia 16 de novembro, no Santuário de Fátima, na Eucaristia presidida por D. Manuel Linda, bispo das Forças Armadas e de Segurança e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Esta campanha internacional visa a sensibilização para se colocar Jesus e a sua mensagem de amor, justiça e paz no centro das celebrações de Natal. Expressa-se em centenas de iniciativas pelas dioceses de todo o mundo, como conferências, espetáculos, mobilizações e ações de rua, etc., sendo o ponto comum a venda de uma vela devidamente identificada (1 euro cada) pelas paróquias e espaços comerciais, que deverá ser acesa nas janelas das casas na noite de 24 de dezembro. Em Portugal, o resultado reverte em 65% para as Cáritas Diocesanas, para o apoio local direto a famílias em carência, e em 35% para um projeto internacional selecionado.

Para além da solidariedade, esta operação visa também alertar para a indiferença perante os sofrimentos da humanidade e denunciar “a opulência de milhões de luzes que se acendem, mas que não iluminam nem aquecem os corações”, como afirmou na ocasião D. Manuel Linda, frisando que “quanto muito, mudarão a história das caixas registadoras do comércio”.

No final da Missa teve lugar o gesto de acendimento e entrega da “luz da paz” às estruturas diocesanas da Cáritas em Portugal.

Mais info: http://www.caritas.pt/site/estrelas

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.