Música, cor, alegria e muita emoção encheram a nossa cidade na passada quinta-feira, dia 18 de maio, com a presença tão especial dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude que dispensam apresentações.
O desafio lançado à comunidade era simples: acolher os símbolos com os corações. A igreja estava pronta (e tão linda que estava a nossa igreja!) e o mais bonito de tudo, as pessoas estavam a transbordar de alegria e entusiasmo para fazer a festa e participar ativamente neste dia em cheio.
A celebração da eucaristia vivida por toda a comunidade deu início às atividades, animada pelas vozes do coro, cantando aquilo que todos sentimos, que há pressa no ar na nossa paróquia.
A festa seguiu pelas ruas em direção ao parque de merendas para o piquenique tradicional da nossa cidade, organizado pela Junta de Freguesia, e pelo caminho, na Câmara Municipal, fomos agraciados com palavras sentidas do presidente e um belo momento musical. Pelas ruas cantámos, festejamos e celebramos este grande acontecimento.
Já no parque de merendas, o almoço foi partilhado por todos os que ali se juntaram e, após um momento de explicação das visitas que ali levávamos, partimos apressadamente para encontrar famílias e grupos de convivas que se juntam anualmente pela mata, até S. Pedro de Moel.
Os visitados a seguir foram os utentes do lar da Santa casa da misericórdia, que se juntaram à festa cantando e dançando o hino da JMJ, e adorando a cruz com o seu coração aberto para viver a fé em comunidade.
Depois de um passeio pelos lugares da nossa cidade, os símbolos seguiram para a igreja matriz, onde a comunidade se juntou em grande número para uma vigília de oração presidida pelo bispo d. José Ornelas que, com as suas palavras, nos ajudou a refletir sobre a visitação, tema central da JMJ Lisboa 2023.
No final da celebração, os símbolos foram entregues às paróquias de Pataias e Alpedriz em ambiente de festa, no adro da igreja, terminando o dia com um chá partilhado na tenda pastoral.
A equipa que sonhou e preparou este dia não podia estar mais feliz com a experiência de encontro. Animados pelos símbolos, foi um dia intenso e rico para toda a comunidade que mais uma vez se reuniu e saiu da zona de conforto para ir apressadamente ao encontro do outro que sempre espera.
Já com vista à preparação dos dias nas dioceses, acontecerá no próximos sábado dia 27, um workshop de primeiros socorros para voluntários e famílias de acolhimento, preparado por duas enfermeiras que se juntaram à equipa com o coração disponível para partilhar os seus dons.
Comité de Organização Paroquial – Marinha Grande