A Luz de Belém chegou a Leiria: “Agora é a nossa vez!”

Depois de muitos quilómetros percorridos, sem nunca se apagar, a Luz da Paz de Belém chegou à Sé de Leiria, no dia 18 de dezembro, para ser propagada por toda a Diocese.

A celebração foi presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e organizada em parceria pela Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas, a Cáritas Diocesana e o Serviço de Catequese.

Eram cerca de 21h00 quando foi apresentada a história da iniciativa: “Desde 1989, a televisão pública austríaca e a “Escuteiros e Guias Austríacos” elegem uma criança que transportará a Luz desde Belém até ao seu país. Esta criança, escolhida pela inocência e pureza que transmite, desloca-se até à gruta de Belém e recolhe a chama que será transportada até Viena, na Áustria, onde se realiza uma cerimónia de intenso simbolismo, na qual a chama é partilhada com delegações de Escuteiros e Guias de vários países. Foi a esta grandiosa cerimónia que uma delegação portuguesa do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português se associou, transportando a luz até ao Porto, no nosso país, ontem, dia 17 de dezembro. E, de candeia em candeia, esta chama que foi acesa em Belém e que já percorreu um total de 5600km, sem nunca se apagar, chega finalmente à nossa região, e acolhêmo-la, neste momento, na nossa Sé de Leiria”.

Com as luzes do templo apagadas, surge em procissão a Luz da Paz de Belém, que passa de mão em mão pelo chefe regional, um caminheiro, um pioneiro, um explorador, um lobito e um jovem da Cáritas, que a entrega ao Bispo diocesano. Com ela se acendem as velas do altar e o círio pascal e alguém exclama: “Agora é a nossa vez! É a nossa vez de aquecer os nossos corações com a Luz da Paz de Belém. Esta luz que é ao mesmo tempo tão frágil e tão poderosa. Frágil porque é apenas uma pequena chama numa vela. Poderosa pelo que representa e transmite ao coração de cada um de nós.” Então, diante do altar, D. António Marto partilhou a luz com todos os presentes.

Seguiu-se uma celebração da Palavra, em que o Bispo diocesano salientou a importância de cada um se empenhar pessoalmente na propagação desta Luz, pedindo a todos que repetissem em voz alta o mesmo compromisso: “Agora é a nossa vez!”.

O Serviço Diocesano de Catequese preparou um esquema de celebração para a propagação desta chama nas paróquias, no âmbito da campanha de Advento.

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.