“A grande família de B.P.” celebrada em Leiria-Fátima

 

A Região de Leiria do Corpo Nacional de Escutas (CNE) celebrou, no passado domingo, 23 de fevereiro, o dia do seu fundador, Baden-Powell. Cerca de 2.100 escuteiros e mais de 200 pais e familiares encheram de vida a vila de Monte Redondo.

“A grande família de B.P.” foi o tema escolhido para conjugar o aniversário do Fundador do Escutismo com o tema da família, que marca este ano pastoral da Diocese, e ainda a figura do Papa João Paulo II.

O dia começou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, em participaram algumas autoridades da região, como os presidentes dos municípios de Leiria e Pombal, a presidente da Junta de Freguesia local e o diretor do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa.

Segundo comunicado da Junta Regional de Leiria, “após a apresentação do tema, começaram os jogos, que decorreram durante todo o dia, tendo os escuteiros participado em atividades organizadas pelos dirigentes dos agrupamentos da Região, preparados a partir de um texto da exortação de João Paulo II sobre a família, ‘Familiaris Consortio’. As equipas de escuteiros formaram “famílias”, que contavam com elementos das diferentes secções dos agrupamentos. Cada família percorreu seis comunidades temáticas (físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual e social), que estavam distribuídas pela vila de Monte Redondo”.

Os pais tiveram direito a programa próprio, participando num fórum que teve como tema a família e os valores escutistas e, durante a tarde, num jogo também pelas ruas da localidade. E “a tarde terminou com uma apresentação da história da vila de Monte Redondo, tendo a Junta de Freguesia e o agrupamento local entregue lembranças a todos os agrupamentos da Região”, relata a Junta Regional, que entregou também uma lembrança ao agrupamento anfitrião, que está a comemorar os 25 anos de existência, e distinguiu dois dirigentes por serviços prestados.

 

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.