A formação da Diocese em ação de graças

Foi em ação de graças que a Escola Diocesana Razões da Esperança concluiu, no dia 31 de maio, mais um ano de atividade formativa. O encerramento do ano contou com a presença do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, que presidiu à Eucaristia em que se reuniram em assembleia alunos e formadores de mais uma etapa de aproximação ao mistério de Deus.

Em dia de conclusão do mês de Maria, D. António convidou os alunos da Escola a refletirem nas suas vidas a atitude de Maria, de guardar e meditar o mistério de Cristo no seu coração, para que dê fruto na vida de cada um e na das comunidades.

O ano letivo contou com a participação de um total de cerca 150 alunos, comprometidos com a pastoral nas suas paróquias e em busca de instrumentos que lhes permitam aprofundar as razões da esperança cristã e acompanhar outros no caminho de crescimento na fé. Catequistas, ministros da comunhão, leitores, cantores, e tantos outros agentes de pastoral, no final de mais um ano de formação, fizeram o balanço do ano em jeito de ação de graças oferecida em Eucaristia e partilhada entre todos.

Aos participantes, o Bispo de Leiria-Fátima deixou o repto de continuarem a apostar na sua formação cristã e de passarem a palavra para que outros cheguem também a empenhar-se num percurso formativo que conduz a um compromisso eclesial na alegria e na esperança.

A celebração de encerramento do ano da Escola Diocesana Razões da Esperança assinala também o final das atividades do Centro de Cultura e Formação Cristã neste ano pastoral. A partir de setembro, o Centro regressa com novas propostas de aprofundamento teológico e formação pastoral, com novos projetos que procuram dar resposta aos anseios e às necessidades pastorais dos diocesanos.

Nesse sentido, o Centro irá propor um curso reformulado de Bíblia e Teologia Cristã, em quatro anos, que procura oferecer os fundamentos da fé e do pensamento cristãos e os instrumentos necessários para a hermenêutica bíblica. Por seu lado, a Escola Razões da Esperança trará também novidades formativas para os diferentes agentes de pastoral. Estas e outras novidades serão divulgadas durante o verão, em formacao.leiria-fatima.pt.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.