A dificuldade de encerrar um ano catequético nos Pousos

No dia 3 de junho, a paróquia dos Pousos terá terminado as tarefas catequéticas iniciadas em setembro e outubro de 2022.

No dia 3 de junho, a paróquia dos Pousos terá terminado as tarefas catequéticas iniciadas em setembro e outubro de 2022. Para esse efeito, marcou-se um local e horário, um picnic, uma missa e várias dinâmicas recreativas. E correu muito bem!

A tarde passou-se entre o parque de merendas anexo à zona desportiva dos Pousos, e a floresta que rodeia a Casa do Guarda Florestal, onde os Escuteiros desenvolvem as suas atividades há mais de 30 anos.

Foi um dia com muitas opções para as famílias: atividades intensas no Agrupamento Escolar, atividades culturais promovidas pela Sociedade Artística Musical de Pousos – SAMP, atividades específicas de catequese (encontro diocesano para as crianças do 3º ano, véspera da celebração do Crisma na paróquia, etc.). 

Não obstante tudo isso, dezenas de crianças compareceram à chamada e puderam reencontrar-se noutras ocupações com os mesmos colegas e com os catequistas com quem partilharam outra etapa da sua “iniciação” cristã em contexto de catequese. Os pais também compareceram, com a sua atenção dedicada, preferencialmente às sombras do pinhal, à merenda hidratada, e à cavaqueira sem pressa.

O que sobra da antiga floresta está à carga dos nossos escuteiros que, uma vez mais, abriram as portas e prepararam outra mesa: a que serviu para a celebração da Missa. A tarde já estava a terminar, mas nem por isso pressionou o desejo de que tudo, naquele dia, merecesse o todo da atenção de cada um a cada gesto.

A bem dizer, este sábado a iniciar o mês do verão, foi ocasião para se dar o toque de partida para outros assuntos catequéticos. Na semana passada, e neste mesmo local, foi referida a celebração do Crisma, o jantar de catequistas, e a presença do 3º ano na jornada de Corpo de Deus, em conjunto com a Diocese (e com as chuvas desse dia!).

Esta semana chegaram imagens relacionadas com uma atividade de 8 crianças e 4 catequistas do 4ª ano. Valinhos, Aljustrel, Loca do Cabeço, Poço do Arneiro, Calvário Húngaro… recorda algum local do planeta terra a quem lê estes nomes? Em caso de dúvida, há crianças da paróquia que esclarecem! São os 8 meninos e meninas que estiveram no dia 17 em atividade de grupo perto da Cova da Iria e do Santuário de Fátima. Estiveram numa terra da freguesia de Fátima, chamada Aljustrel, onde nasceram os Santos pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta. Visitaram as casas de seus pais e onde nasceram os três, há mais ou menos 115 anos; a casa onde nasceu a Lúcia tem um quintal maior que a casa dos irmãos Francisco e Jacinta, e ainda existe um poço de água tapado com umas pedras enormes e bem compridas, onde se guarda uma estátua do anjo de Portugal. Ao lado daquela aldeia ficam quintais e propriedades com oliveiras e azinheiras, a que as pessoas chamavam Valinhos. Descobriram três locais muito importantes para a história das Aparições de Nossa Senhora em Fátima: o local da quinta aparição (em agosto de 2017); o local da segunda aparição do Anjo (no verão de 2016), e que se chama Loca do Cabeço; e aprenderam que o Calvário Húngaro tem esse nome por ser uma igreja com as cruzes de Jesus e dos ladrões ao seu lado, feitas em pedra, e oferecidas por pessoas da Hungria na década de 1950, sebdo também o final de uma bonita via-sacra que percorreram parcialmente. Claro que tudo foi ainda mais belo porque as catequistas do grupo preparam o trajeto num belo mapa e ajudaram a embelezá-lo com autocolantes que iam conquistando pelo caminho.

Como se não bastasse, ninguém se esqueceu do almoço e, por isso, não regressámos a casa à pressa, nem cheios de fome, nem tristes!

Catequistas, quando regressamos à catequese? 30 de setembro, certo? Que bom, porque irá chegar num instante esse dia de retoma do nosso encontro uns com os outros, e com Jesus no meio de nós! Os terceiros encerramentos, antes das férias:

– No dia 19, a diocese enviou uma notícia extraordinária aos catequistas: um encontro de formação sobre os próximos anos de catequese, em Portugal. A notícia diz o seguinte: “No dia 14 de julho, sexta-feira, às 21h, no Seminário de Leiria, haverá um encontro de formação para todos os catequistas sobre o novo «Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e Adolescentes com as Famílias». Este documento está na base da construção dos novos materiais para a catequese, entre os quais a proposta para a catequese com os adolescentes que está já a ser elaborada. Para a organização prática do encontro, pedimos que os catequistas façam a sua inscrição em http://catequeseleiria.blogspot.com/ ou contactando diretamente o Serviço Diocesano de Catequese (244825168), ou o Secretariado da paróquia. Limite: até ao dia 11 de julho de 2023”.

– Os padres da Vigararia reuniram-se na quinta-feira, dia 22, e, entre outros assuntos, trataram também da catequese, em espaço vicarial (referimo-nos a Pousos, Barreira, Cortes, Azoia, Parceiros, Marrazes, Barosa e Leiria). Uma das notícias é que o padre Bertolino ficará mais atento a estes assuntos da catequese e será auxiliado pelo padre Morouço. Em breve se tratará da preparação dos catequistas dos anos 7º a 10º para se retomar a catequese depois do verão. Isto porque se prevê, para janeiro, a chegada de materiais diversos, consequentes das novas orientações dos nossos Bispos. 

-Também se poderão realizar, nos próximos dias, alguns jantares de pais e catequistas na paróquia, como foi sugerido na última vez que os catequistas estiveram juntos.

Pergunta-se: e quando começam as férias, afinal?!

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia